Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Destaque do dia

Brasil é o 2º entre países mais afetados por mudança de consumo em bares e restaurantes

Devido à crise econômica mundial, o consumidor distribuiu ainda mais a sua renda para absorver o custo de outros itens básicos

  • de Redação
  • 2 anos atrás
Bares e restaurantes têm até sexta-feira para aderir ao Perse

A mudança comportamental e de consumo das pessoas devido ao forte aumento dos preços dos alimentos já preocupa os bares e restaurantes. Segundo uma pesquisa global feita pela Ticket em 19 países onde atua, 65% dos estabelecimentos no Brasil disseram que tiveram impacto em seus negócios em 2022. É o segundo maior índice, atrás apenas do Chile, com 74%.

“Esse cenário é resultado do impacto no poder de compra do trabalhador, que, devido à crise econômica mundial, teve que distribuir ainda mais a sua renda de consumo de comida para absorver também o custo de outros itens básicos, como educação e saúde”, afirma Felipe Gomes, diretor-geral da Ticket.

Entre os entrevistados, 83% dos funcionários franceses, 81% dos romenos, 71% dos italianos e 50% dos brasileiros disseram que perderiam poder de compra se não recebessem benefícios de refeição e alimentação, enquanto 63% dos belgas acreditam que teriam piores hábitos alimentares sem eles.

“Os benefícios impactam positivamente não apenas na qualidade da alimentação dos colaboradores, mas também no faturamento dos restaurantes, o que é ainda mais importante em tempos de crise”, destaca o executivo.

Cresce a demanda por alimentos saudáveis

A pandemia de covid-19 também influenciou na qualidade da alimentação dos trabalhadores: 73% disseram estar muito mais atentos à sua saúde e aos seus hábitos alimentares, e 79% gostariam de ter acesso a opções mais saudáveis nos cardápios dos restaurantes.

Para a maioria, isso significa produtos frescos (67%) e a indicação sobre os componentes nutricionais (36%). As maiores expectativas ​​foram reveladas por trabalhadores de Portugal, Hungria, Espanha, Turquia, Brasil, Chile, Colômbia, Peru e Uruguai (mais de 85%).

Entre os restaurantes, 61% concordam que os clientes buscam opções saudáveis, tendo o Brasil como destaque, com 70%.

“Pesquisas como essa são importantes para nortear o mercado para o atendimento das novas demandas, bastante modificadas após os impactos da pandemia. Os consumidores têm novas necessidades e os restaurantes precisam estar atentos e preparados para atendê-las”, diz Gomes.

Outro tema em pauta entre os consumidores é o combate ao desperdício. A pesquisa mostra que 81% se declararam interessados em saber quais restaurantes estão engajados nesta causa, sendo o percentual ainda maior nos países da América Latina (87%).

Já 75% dos proprietários de restaurantes introduziram medidas para limitar o desperdício alimentar, sendo a gestão de estoque a mais comentada, por 43% dos participantes.

Imagem: Shutterstock

  • Categories: Destaque do dia, Foodservice, Notícias
  • Tags: alimentaçãoBrasilcolaboradorescomportamentoconsumidorconsumidoresconsumocoronavírusDeliverydesperdícioe-commerceecommerceEconomiaempresasestratégiafoodservicefrancesesindústriainovaçãoinvestimentomercadosaudávelvendas

Conteúdo Relacionado

Banco do Brasil começa a oferecer Pix Automático a todos os clientes PF e PJ no dia 29

de Redação 23 de maio de 2025

Há 'fortes indícios' de que foco de gripe aviária está contido, diz ministro da Agricultura

de Redação 23 de maio de 2025

Urban Gardeners inova com tecnologia e personalização para os amantes da jardinagem

de Redação 23 de maio de 2025

Azul transporta mais de 10 mi passageiros entre janeiro e abril, alta anual de 9,1%

de Redação 23 de maio de 2025

Ministério da Agricultura alerta para risco de consumo de lotes de 3 marcas de café

de Redação 23 de maio de 2025

JBS aprova reestruturação societária com dupla listagem no Brasil e nos EUA

de Redação 23 de maio de 2025

Americanas abre 70 vagas de estágio para universitários em lojas e centros de distribuição

de Redação 23 de maio de 2025

Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo

de Redação 23 de maio de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile