Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home E-commerce

Tentativas de fraudes no e-commerce brasileiro tiveram queda em 2023

O porcentual de tentativas de fraude passou de 5,77% em 2022 para 4,09% em 2023

  • de Redação
  • 1 ano atrás
Tentativas de fraudes no e-commerce brasileiro tiveram queda em 2023

A média de tentativas de fraudes no e-commerce brasileiro caiu de forma expressiva em 2023, conforme revelado pelo Raio-X da Fraude 2024, um estudo elaborado pela Equifax/Boa Vista.

Segundo o levantamento, o porcentual de tentativas de fraude passou de 5,77% em 2022 para 4,09% em 2023, o que representa uma retração de 29,11%.

“Esses percentuais são importantes porque mostram um avanço no combate à fraude nas transações feitas por e-commerces”, apontou o superintendente de Antifraude da Equifax/Boa Vista, Pedro Tavares.

No entanto, conforme Tavares, 4,09% ainda representa uma média de tentativas de fraudes “muito elevada e indica o quanto as empresas que fazem vendas online precisam estar atentas e prevenidas para combater e, com isso, minimizar as ações dos criminosos.”

Dia das Mães

A data que comemora o Dia das Mães é um dos grandes momentos do varejo, o que inclui o comércio eletrônico, mas o e-commerce deve estar atento ao alerta de aumento de fraudes. De acordo com a Signifyd, uma empresa de proteção contra fraudes para o varejo online, no ano passado, o mês de maio foi um dos meses com maior pressão de golpes para o e-commerce brasileiro, tendo registrado um aumento de 28% nas tentativas de fraude em relação ao mês anterior (abril de 2023) e 44% mais tentativas se comparado com maio de 2022.

“A prevenção contra fraudes não deve ser considerada um gasto operativo, mas sim um investimento para melhorar a rentabilidade dos comércios eletrônicos. Falhas nas análises de dados, revisões manuais ou sistemas legados prejudicam o crescimento do varejo online, principalmente em oportunidades de vendas como o Dia das mães”, explica Gabriel Vecchia, diretor sênior de Vendas da Signifyd no Brasil.

Para 2024, os dados apontam que a celebração só perde na corrida das vendas para o Natal, e os brasileiros estão considerando mexer no bolso este ano. Com base em uma pesquisa da Méliuz, o gasto médio será 45% maior em comparação com o mesmo período de 2023, e as compras online estão no radar de 77% dos consumidores.

Com informações de Estadão Conteúdo. 
Imagem: Shutterstock

  • Categories: E-commerce, Notícias, Varejo
  • Tags: BrasilcomérciocomportamentoconsumidorconsumidoresconsumocrescimentoDia das Mãesdigitale-commerceecommerceEconomiaempresasexperiênciafraudelojalojasmercadomercado&consumonegóciosonlineserviçosvarejistaVarejistasvarejovendas

Conteúdo Relacionado

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

de M&C Media Labs 19 de maio de 2025

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

de Larissa Féria 19 de maio de 2025

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

de Redação 19 de maio de 2025

Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs

de Redação 19 de maio de 2025

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

de Redação 18 de maio de 2025

Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

de Redação 18 de maio de 2025

Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

de Redação 18 de maio de 2025

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

de Redação 18 de maio de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile