Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Destaque do dia

Gastronomia leve pode faturar até 20% a mais com onda de supercalor que deve durar 10 dias

Clientes têm preferência por comida leve, bebidas refrescantes e ambientes ao ar livre, afirma vice-presidente da Abrasel-SP

  • de Isis Brum
  • 2 anos atrás
Gastronomia leve pode faturar até 20% a mais com onda de supercalor que deve durar 10 dias

A previsão meteorológica para os próximos dez dias, a partir deste fim de semana, é de uma onda de calor intensa. Além da temperatura, sobe também o faturamento da gastronomia leve, dos estabelecimentos ao ar livre e que servem bebidas refrescantes – mais requisitados pelos clientes. A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em São Paulo (Abrasel-SP) estima um crescimento de 15% a 20% nas receitas das casas com esse perfil na capital paulista entre sábado e domingo.

“O calor chama as pessoas para a rua”, afirma Leonel Paim, vice-presidente da Abrasel-SP. Segundo Paim, nesse período, aumentam as buscas por locais com mesas nas calçadas, por bares e restaurantes japoneses e de comida vegana e vegetariana.

Por outro lado, locais com foco gastronômico voltado para massas, comida brasileira mais pesada, como a feijoada, tradicionalmente servida aos sábados, ou pratos quentes, como os das casas de fondue, tendem a ter menos público no mesmo período.

Para lidar com a oscilação climática dentro das estações já não tão definidas, os donos de bares e restaurantes buscam adaptar o cardápio com opções atraentes aos clientes dentro do seu segmento, conta o vice-presidente da associação.

Por exemplo, as casas de massa oferecem happy hour com espumantes e sangrias (coquetéis a base de vinho e frutas) no verão. Durante o inverno ou em dias frios fora de época, os restaurantes de comida japonesa, focam no lámen e nos pratos quentes, enquanto os de comida natural, em sopas em caldos.

“Sempre vamos nos adaptar”, garante Paim.

Tormentas

Para o setor de foodservice, o pior evento climático são as tormentas. Além de impedirem as pessoas de sair de casa, prejudicam o trânsito e podem levar a outros desastres, como na semana passada, em chuvas e ventos fortes ventos derrubaram árvores e postes em São Paulo e na Região Metropolitana, levando à interrupção da energia elétrica em mais de 2 milhões de imóveis na região por um período de 24 horas até 3 dias.

A Enel, empresa responsável pela distribuição da energia elétrica, não conseguiu realizar os reparos em 4 horas, como determina a agência reguladora do setor, a Aneel, e se tornou alvo de questionamentos de entidades de defesa do consumidor, da Promotoria de Justiça do Estado de São Paulo, da Prefeitura e do governo do Estado.

A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) estimou até R$ 26 milhões de prejuízos ao comércio da cidade e da RMSP. Em nota emitida nesta quinta-feira, 9, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) calculou que as perdas ao setor alcançavam R$ 1,3 bilhão. O levantamento da federação levou em conta o aumento natural de faturamento aos finais de semana, quando os consumidores costumam ir às compras.

Com informações de Mercado&Food.
Imagem: Shutterstock

  • Categories: Destaque do dia, Foodservice, Notícias
  • Tags: abraselAbrasel-SPalimentaçãobaresbares ao ar livrecalor intensocapital paulistaclienteClientescomportamentoconsumidorconsumidoreseventos climáticosFaturamentofoodservicegastronomia levemercado&consumoonda de calorprodutosrestaurantesSão Pauloserviços

Conteúdo Relacionado

Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

de Redação 19 de maio de 2025

Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa

de Redação 19 de maio de 2025

Economia brasileira cresce 1,6% no 1º trimestre, mostra prévia da FGV

de Redação 19 de maio de 2025

China diz que posição dos EUA sobre Huawei vai contra conversas em Genebra

de Redação 19 de maio de 2025

Microsoft lança curso para ajudar pequenos empreendedores a aplicar IA nos negócios

de Redação 19 de maio de 2025

Pix lidera em número de transações em 2024, mas TED segue na frente em valores

de Redação 19 de maio de 2025

Exportação de frango brasileiro está suspensa para 9 destinos após caso de gripe aviária

de Redação 19 de maio de 2025

Santa Catarina proíbe entrada de aves vivas e ovos férteis oriundos de 12 municípios gaúchos

de Redação 19 de maio de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile