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Estudo revela que nos últimos seis meses 68% dos carrinhos são abandonados na etapa de dados para entrega

Valores altos de frete e prazos longos são alguns dos motivos de abandonos de carrinhos

  • de Redação
  • 1 ano atrás
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Quase 70% dos carrinhos de compras online são abandonados na etapa em que o cliente preenche dados para a entrega dos produtos, segundo levantamento feito pela Yampi. A pesquisa identificou em quais etapas cerca de 9,5 milhões de carrinhos foram abandonados em lojas que utilizaram a plataforma de e-commerce da Yampi nos últimos seis meses.

Diversos fatores podem influenciar a desistência na etapa da entrega, mas fretes e prazos têm se destacado. “Esse é um momento importante na decisão do cliente, de finalizar ou não a compra, e, caso os valores ou prazos sejam muito altos, é provável que o abandono ocorra”, afirma Caio Custódio, Associate Product Manager e analista sênior de Suporte da Yampi.

De acordo com o levantamento, logo na primeira fase do checkout, referente ao preenchimento dos dados pessoais, 27,08% dos carrinhos são deixados para trás. Já na hora de efetuar o pagamento, apenas 4,8% dos carrinhos são abandonados. Em termos globais, segundo o Moosend, 69% dos carrinhos do comércio online são abandonados pelos usuários em alguma das etapas de compra. Na América Latina, a taxa média é de 75,3%, e, no Brasil, ela é de 82%, segundo o E-Commerce Radar.

Conforme pesquisa do Baymard Institute, a média mundial de abandono de carrinho pode variar de 56% a 81%, dependendo de diferentes fatores, como região ou tipo de indústria. As variações entre os nichos também podem ser significativas. No setor de viagem, por exemplo, os níveis de abandono alcançam 82,2%, e no de moda, chegam a 67,6%.

Razões do abandono

Outro levantamento feito pela Yampi, em fevereiro de 2024, entre lojistas da plataforma, revela alguns dos principais motivos que eles acreditam que levam os seus clientes a desistirem das compras online. O primeiro lugar ficou para a indecisão, com 39% das respostas. Em seguida, 36,5% afirmaram que um prazo demorado de entrega é razão para abandonar o carrinho.

O frete alto foi apontado como motivo por 6,5%. Já 5,69% das pessoas disseram que não finalizaram a aquisição por estar “apenas pesquisando”. Opções de pagamentos limitadas e cadastro complexo receberam 4,87% dos votos sobre as razões para abandonar uma compra; e 1,62% indicaram problemas técnicos nas plataformas.

De modo geral, a pesquisa interna da Yampi ressoa com outros estudos, como os dados reunidos pelo Moosend. Motivos relacionados ao envio, dificuldades ou desinteresse em realizar cadastros e abrir contas, processo de checkout complicado e problemas com pagamentos, como a falta de métodos favoráveis ou cartões de crédito recusados, são os fatores que mais levam as pessoas a abandonarem o carrinho.

Com informações de Mercado&Tech
Imagem: Shutterstock

  • Categories: Destaque do dia, E-commerce, Notícias
  • Tags: BrasilclienteClientescomérciocomportamentocomprasconsumidorconsumidoresconsumodigitale-commerceecommerceM&Cmercadomercadoeconsumonegóciosvarejovendas

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