Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home E-commerce

E-commerce apresenta queda de 4,3% no primeiro trimestre do ano

Segundo a ABComm e-commerce atingiu a marca de R$ 40 bilhões nos primeiros meses de 2023

  • de Redação
  • 2 anos atrás
E-commerce apresenta queda de 4,3% no primeiro trimestre do ano

As vendas totais registradas no e-commerce brasileiro atingiram a marca de R$ 40 bilhões no primeiro trimestre de 2023. Os dados são da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) e revelam uma queda de 4,3% em relação ao período anterior. Nos próximos meses, a projeção de crescimento é maior, especialmente no segundo semestre, segundo a entidade. A previsão é que o faturamento alcance R$ 172 bilhões até o final do ano. Apesar disso, a expectativa de crescimento para 2023 é tímida, de cerca de 1,5%.

Atualmente, as compras por e-commerce representam mais de 10% de todo o segmento do varejo nacional, segundo levantamento da ABComm. Para Mauricio Salvador, presidente da associação, o baixo crescimento nas vendas nos primeiros meses do ano se deve a um conjunto de fatores, como a incerteza em relação à economia, incluindo a aprovação de pacotes fiscais e outros temas que impactam o segmento.

“A redução no faturamento de empresas que enfrentaram problemas no balanço, a questão fiscal que afetou companhias estrangeiras e a manutenção dos juros que prejudicou as vendas a prazo são alguns dos motivos por trás dessa queda. Apesar dos desafios, acreditamos que haverá recuperação nos próximos meses”, explica o executivo.

As vendas totais por e-commerce registradas no Brasil em 2022 atingiram a marca de R$ 169,6 bilhões. Foram cerca de 368,7 milhões de pedidos e um ticket médio de R$ 460 por cliente no ano passado.

Os destaques de vendas no e-commerce no ano passado foram nos segmentos de eletrodomésticos, telefonia, eletrônicos, casa e decoração, informática e moda. O setor de alimentos e bebidas também registrou crescimento nas vendas online no período, influenciado pelos jogos da Copa do Mundo.

Com informações de Mercado&Tech powered by Infracommerce.
Imagem: Shutterstock

  • Categories: E-commerce, Notícias, Varejo
  • Tags: BrasilclienteClientesCom foto (única)comérciocomportamentocomprasconsumidorconsumidoresconsumodigitale-commerceecommerceNotícias gerais

Conteúdo Relacionado

Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central, se reúne com executivos do varejo

de Redação 3 de junho de 2025

NRF Ásia-Pacífico: geração Z, IA e superapps definem o futuro do varejo na Ásia

de Redação 3 de junho de 2025

IA no varejo: três em cada dez empresas do setor fazem uso da tecnologia

de Redação 3 de junho de 2025

IA ganha espaço no foodservice, mas ainda precisa de aperfeiçoamento

de Felipe Mario 3 de junho de 2025

Galípolo diz que IOF não deveria ser usado para arrecadar

de Redação 3 de junho de 2025

Produção industrial tem alta de 0,1% de março e acumula alta de 1,5% no ano

de Redação 3 de junho de 2025

Superintendência-Geral do Cade aprova sem restrições fusão entre Petz e Cobasi

de Redação 3 de junho de 2025

Gasolina fica 5,6% mais barata para distribuidoras e deve impactar inflação

de Redação 3 de junho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile