Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home NRA Show

Robôs que servem clientes e fazem limpeza roubam a cena na NRA Show 2024

MERCADO&CONSUMO faz uma cobertura especial da maior feira da cadeia de bares e restaurantes das Américas

  • de Aiana Freitas
  • 12 meses atrás

Bear Robotics expõe suas soluções de robótica de serviços e Inteligência Artificial

Robôs que servem clientes nas mesas de restaurantes e em quartos de hotéis e que fazem a limpeza de salões de forma autônoma ou apoiando colaboradores roubam a cena da 103ª edição da National Restaurant Association Restaurant Show (NRA Show).

A maior feira de foodservice das Américas é realizada até o próximo dia 21 e reúne mais de 2.240 expositores do mundo todo. A MERCADO&CONSUMO é parceira da delegação que a Gouvêa Foodservice leva para o evento e realiza uma cobertura especial da feira e do congresso.

A Bear Robotics, fundada em 2017 no Vale do Silício, expõe suas soluções de robótica de serviços e Inteligência Artificial. A cada ano, os robôs-garçons da empresa se desenvolvem em termos de soluções e alcance. Na NRA Show 2024, a empresa leva o Servi Lift, desenvolvido para hotéis e outros edifícios de vários andares. Suas portas se fecham completamente antes de ele subir no elevador e levar a refeição para o quarto dos hóspedes.

Os equipamentos da Bear são 100% autônomos, alimentandos por sensores LiDar, que medem com grande precisão ambientes e objetos e câmeras de última geração, evitando colisões. Eles percorrem o salão com agilidade e segurança, interagindo com clientes e funcionários.

Os produtos ficam em cima de balanças que permitem que o robô “saiba” quando forem retirados pelos clientes. Depois que entregam o prato, os robôs entregam o prato e retornam de forma autônoma à estação designada assim que concluírem a tarefa, liberando a equipe para se concentrar em outros trabalhos essenciais sem interrupção.

“Notei que a NRA 2024 traz mais e melhores novidades de soluções robotizadas para o foodservice, incluindo robôs com melhor estabilidade para subir e descer rampas, robôs com portas para entregar comida em quartos de hotel, e soluções para limpeza capazes que lavar e secar o piso, além de descarregar o lixo e se recarregar com água. Se nota, claramente, um avanço das soluções e uma redução de preços”, comenta Márcio Ribeiro, executivo de Transformação Digital.

Segundo Ribeiro, a Bear Robotics já oferece o seu último modelo (Servi Plus) por aproximadamente US$ 500 por mês, com manutenção incluída. A companhia, aliás, anunciou a conclusão de uma rodada de financiamento da Série C de US$ 60 milhões. Essa rodada foi liderada exclusivamente pela LG Electronics. A injeção impulsiona a Bear Robotics para novos territórios, visando mercados emergentes como armazenamento inteligente e automação da cadeia de suprimentos.

Pudu leva à NRA Show 2024 uma série de robôs autônomos de limpeza e serviço

Limpeza de canto a canto

A Pudu Robotics leva à NRA Show uma nova versão da lavadora e secadora vertical inteligente Pudu SH1, que foi lançada há poucas semanas na Interclean 2024, em Amsterdã, na Holanda. A máquina promove uma limpeza de alta pressão, velocidade de rotação e poder de sucção, e conta com um tanque de águas residuais projetado para separação eficaz de resíduos de ar, líquido e detritos.

“Este produto não só melhora o desempenho de limpeza, mas também incorpora o nosso compromisso com o design de produtos sustentáveis ​​e a integração de tecnologia inteligente nos fluxos de trabalho de limpeza”, disse Felix Zhang, fundador e CEO da Pudu Robotics. A Pudu SH1 faz uma limpeza multidimensional que se estende além de pisos, até tampos de mesas, superfícies verticais de vidro e áreas desafiadoras, como cantos e espaços sob móveis baixos.

Além da super lavadora, a Pudu leva à NRA Show 2024 uma série de robôs autônomos de limpeza e serviço. O Pudu CC1 foi projetado para se conectar a vários dispositivos de Internet das Coisas (IoT), incluindo elevadores prediais, portões eletrônicos, sistemas de controle de acesso, sistemas de comunicação e software avançado. Ele é capaz de limpar até 12 m² em um único dia, garantindo resultados de limpeza superiores por meio de processos padronizados, automatizados e de alta frequência. Seu design é elaborado para que ele se encaixe nos cantos e ele tem diversos recursos de automação, como adição e drenagem automática de água, recarga automática e função de retomada de limpeza de ponto de interrupção.

A automação, destaca a Pudu, agiliza as tarefas de limpeza, reduzindo custos de recrutamento, treinamento e gerenciamento. Também aumenta a produtividade, liberando os funcionários para assumir responsabilidades mais complexas. Além disso, os robôs estão equipados com um aplicativo que permite aos usuários monitorar seu status de funcionamento em tempo real e fornece relatórios detalhados para resultados de limpeza mensuráveis.

Para Márcio Ribeiro, as inovações esbarram em algumas limitações, como a interação dos robôs com os clientes e a incapacidade das máquinas tomarem “decisões próprias”, apoiadas nos benefícios da Inteligência Artificial. Na opinião do executivo, os equipamentos poderão, no futuro, receber pedidos, dar sugestões e explicações aos clientes como um atendente humano faria. “De qualquer forma, estamos avançando a passos largos”, avalia.

Imagens: MERCADO&CONSUMO

  • Categories: Automação, Destaque do dia, Eventos, Foodservice, Inovação, Notícias, NRA Show
  • Tags: alimentaçãoalimentosAutomaçãoBearconsumidorconsumidoresempresasexperiênciainovaçãoinvestimentomarcasmercadomercado&consumoNational Restaurant Association Show 2024negóciosNRA ShowNRA Show 2024produtosPudurestaurantesrobôtecnologia

Conteúdo Relacionado

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

de M&C Media Labs 19 de maio de 2025

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

de Marcos Gouvêa de Souza 19 de maio de 2025

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

de Larissa Féria 19 de maio de 2025

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

de Redação 19 de maio de 2025

Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs

de Redação 19 de maio de 2025

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

de Redação 18 de maio de 2025

Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

de Redação 18 de maio de 2025

Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

de Redação 18 de maio de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile