Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Black Friday

E-commerce lidera preferência entre consumidores durante a Black Friday

Pesquisa indica que frete grátis e entregas em até 24 horas têm papel decisivo na compra

  • de Gabrielly Mendes
  • 2 anos atrás
Black Friday

Esperada por varejistas e consumidores, a Black Friday deste ano terá o e-commerce como o principal canal de compra no País. A afirmação é do estudo “Panorama de Consumo da Black Friday 2023”, realizado pelo Mercado Pago com clientes do e-commerce e do banco digital. A pesquisa ouviu cerca de 8 mil usuários entre os dias 18 e 22 de setembro.

A otimização logística tem um papel decisivo no momento de fechar um carrinho. O estudo mostrou que 75% dos entrevistados consideram o frete grátis como um dos motivos para comprar em canais online e que um a cada três consumidores veem entregas no mesmo dia ou até em 24 horas como um diferencial.

Os eletrodomésticos, eletrônicos e celulares são as três categorias mais buscadas pelos brasileiros, seguidas por moda e casa e decoração.

Os dados apontam que 50% dos entrevistados estão dispostos a gastar mais neste ano, em comparação com 2022, mas a porcentagem do ticket médio por pedido deve permanecer estável. De acordo com os entrevistados, 33% pretendem gastar até R$ 500 (alta de 2%); 24% esperam ter um ticket médio entre R$ 500 e R$ 1.000 (semelhante ao ano passado); 20% vão investir entre R$ 1.000 e R$ 2.000 (23% em 2022) e 23% afirmam que pretendem gastar acima de R$ 2.000 (20% em 2022).

“Com 67%, a maioria dos consumidores pretende parcelar suas compras em até seis vezes, o que comprova um planejamento financeiro para a compra de itens com tíquete-médio maior, mas sem perder as parcelas de vista”, afirma Daniel Davanço, country head de Pagamentos para Empresas do Mercado Pago.

O cartão de crédito continua sendo o meio de pagamento preferido para 69% dos consumidores, seguido por Pix (17%), cartão de débito (7%) e outros métodos (7%). A possibilidade de parcelamento é o que justifica o índice elevado em cartão, mas outros métodos de parcelamento vem ganhando relevância, como crédito oferecido direto pelo Mercado Pago, que saltou de 12,5% em 2022 para 32,5% em 2023) e Pix parcelado.

Vagas temporárias

Com o esperada alta no volume de vendas, o Mercado Livre abriu 5.650 vagas temporárias para reforçar sua operação logística nos meses de setembro, outubro e novembro. Os colaboradores vão ter chance de efetivação e correspondem a 1⁄5 do quadro de funcionários de todo o Brasil.

As vagas abertas são para centros de distribuição nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Santa Catarina.

Imagem: Shutterstock

  • Categories: Black Friday, Destaque do dia, E-commerce, Notícias, Varejo
  • Tags: Black FridayBrasilclienteClientescomportamentoconsumidorconsumidoresconsumocrescimentodigitale-commerceecommercemarcasMercado Livreomnichannelonlinevarejo

Conteúdo Relacionado

De IPO bilionário a saída discreta, Carrefour deixa B3 com valor de mercado 44% menor

de Redação 31 de maio de 2025

China forma nova organização internacional de mediação com países emergentes

de Redação 31 de maio de 2025

Carrefour conclui reorganização societária e BDRs passam ser negociados na B3 sob código CAFR31

de Redação 31 de maio de 2025

Neogrid tem novo CEO; confira outras mudanças

de Redação 31 de maio de 2025

Correios atendem aposentados e pensionistas do INSS que tiveram descontos indevidos

de Redação 30 de maio de 2025

Trump Media anuncia conclusão de acordo para criação de reserva de US$ 2 bi em bitcoins

de Redação 30 de maio de 2025

O que acontece com quem não declara o Imposto de Renda? Confira

de Redação 30 de maio de 2025

Atraso em liberação de fundo para aéreas pesou em decisão sobre recuperação judicial, diz Azul

de Redação 30 de maio de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile