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Home ESG

Unilever avança na redução do plástico

Novos designs, produtos concentrados e refil contribuem para o objetivo global de reduzir à metade o plástico de uso único até 2025

  • de Redação
  • 4 anos atrás

a doctor man wearing blue surgical gloves holding a world globe wrapped in plastic, depicting the plastic contamination or the protection against the epidemic infectious diseases or the air pollution

Melhor plástico, menos plástico e nenhum plástico. É com base nessa diretriz que a Unilever tem feito esforços conjuntos, com o envolvimento de diferentes áreas e de todas as suas marcas de higiene pessoal, cuidados com a casa e alimentos, para reduzir à metade, até 2025, o uso do plástico de uso único.

Oferecer ao mercado embalagens seguras, eficientes e ao mesmo tempo mais sustentáveis, que sejam recicláveis, reutilizáveis ou compostáveis, e que tenham pelo menos 25% de resina de plástico pós-consumo, também faz parte dos compromissos públicos assumidos pela multinacional.

As inovações pioneiras relacionadas à redução de plástico permeiam todas as categorias de produtos. No portfólio de alimentos, por exemplo, a inovação veio por meio do pioneirismo em plásticos flexíveis. Já em produtos para limpeza da casa, a inovação veio através da concentração de fórmula.

A tecnologia de ativos concentrados permite que os produtos fiquem cada vez menores, demandando menos embalagens que depois viram lixo, menos uso de água no processo de fabricação e menor emissão de gases que causam efeito estufa – pois é preciso muito menos caminhões para transportar as caixas mais leves.

Em dois anos, de 2017 para 2019, com investimentos em design e redesign de embalagens, e inovação nas fórmulas com o desenvolvimento de produtos concentrados – especialmente no portfólio de cuidados com a casa -, e versões em refil, a companhia incluiu 14% mais resina de plástico pós-consumo de embalagens.

No total, a Unilever devolveu para a economia na forma de plástico reciclado quase 11 mil toneladas de resina pós-consumo. A quantidade é equivalente a 68 aviões Airbus A380F Cargo.

“Por meio do foco em inovação, estamos trazendo soluções disruptivas e eficientes onde toda a cadeia de valor se beneficia. A responsabilidade socioambiental guia a estratégia de negócios da companhia há mais de uma década, e vamos avançar progressivamente em todo nosso portfólio impactando nossos consumidores, clientes, distribuidores e o nosso negócio”, explica Juliana Marra, gerente de assuntos corporativos da Unilever Brasil.

Os compromissos da Unilever para o plástico englobam ainda, além da redução, coletar e processar mais embalagens plásticas do que põe no mercado.

Imagem: BIGSTOCK

  • Categories: ESG, Inovação
  • Tags: comérciocomportamentoconsumidorconsumoEconomiaempresasestratégiainovaçãotecnologiavendas

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