Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Destaque do dia

Abrasel lança campanha com dicas de economia de energia elétrica

Na semana passada, entidades enviaram ofício ao presidente Jair Bolsonaro solicitando o retorno do horário de verão

  • de Redação
  • 4 anos atrás

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) lançou a campanha “Menos Desperdício e Mais Economia”, com dicas práticas para bares e restaurantes pouparem energia elétrica. Além dos posts em redes sociais, a campanha traz também uma cartilha com orientações para os estabelecimentos evitarem gastos desnecessários. São informações sobre como preparar melhor os ambientes, como lidar com equipamentos (como refrigerador, freezer e ar-condicionado) e também dicas para as equipes (para acessar a cartilha, clique aqui).

Na semana passada, entidades empresariais enviaram novo ofício ao presidente Jair Bolsonaro solicitando o retorno do horário de verão, ainda este ano. Entre as justificativas apresentadas para que parte do País atrase o relógio em uma hora, estão a contribuição na economia de energia diante da crise hídrica, além de um incremento no faturamento dos setores de bares e restaurantes e hoteleiro.

“Como é sabido, estamos diante de uma intensa crise hídrica agravada pela escassez de chuvas, situação que coloca em risco o fornecimento de energia elétrica em parte do Brasil. São muitos os desafios para mitigar o problema e qualquer economia energética se torna agora ainda mais relevante”, diz o pedido, que foi assinado, além da Abrasel, por  várias organizações, entre elas UNECS e CNTur.

Para Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel, a volta do horário de verão é duplamente benéfica para o País. “Estamos enfrentando dois momentos extremamente difíceis, que é retomada das atividades de milhões de pequenas empresas que sofreram muito com a pandemia e essa crise hídrica histórica, que desencadeia uma crise de abastecimento energético. Entendemos que a retomada do horário de verão trará um ganho nesses dois cenários, de um lado possibilitando faturamento adicional para bares, restaurantes e cadeia do turismo, e, por outro lado, contribuindo para economia de energia, incentivando, inclusive, que a sociedade faça sua parte. Cada real a mais que entra no caixa desses negócios ou cada quilowatt poupado representam um ganho no enfrentamento destes grandes desafios”, afirma.

Além de grandes entidades relacionadas ao setor, empresários como Luciano Hang, proprietário das lojas Havan, são adeptos ao retorno do horário de verão. “Hoje, mais de 70 países utilizam a medida, demonstrando que ela influencia sim, positivamente, para a economia. Além disso, neste período em que enfrentamos uma crise hídrica, este artifício também é uma maneira de economizarmos energia elétrica” afirma o empresário.

As entidades ainda aguardam resposta oficial do presidente Jair Bolsonaro.

Imagem: Envato

  • Categories: Destaque do dia, Economia, Foodservice, Notícias
  • Tags: abraselalimentaçãobares e restaurantesclienteClientesconsumidoresconsumoEconomiaempresasenergia elétricafoodservicemercadomercado&consumonegócios

Conteúdo Relacionado

Nvidia supera Microsoft e se torna a maior companhia dos EUA em valor de mercado

de Redação 4 de junho de 2025

Carrefour vende participação minoritária na Carmila por US$ 194,5 milhões

de Redação 4 de junho de 2025

João Adibe: "Não adianta querer ser uma empresa nacional sem um pensamento regional"

de Aiana Freitas 4 de junho de 2025

New Balance inaugura loja no VillaLobos com conceito global que une esporte e cultura

de Redação 4 de junho de 2025

A solidão do líder: um convite à conexão

de Cecília Rapassi 4 de junho de 2025

Celular vira principal canal de compras das classes D e E, que lideram intenção de consumo

de Redação 4 de junho de 2025

Tudo sobre a segurança do Pix por aproximação

de Opinião de Mercado 4 de junho de 2025

Galeries Lafayette recebe pop-up de Billie Eilish durante turnê na capital francesa

de Redação 4 de junho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile