Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home ESG

Setor de vestuário e calçados lança movimento por moda responsável

Entre as empresas que aderiram ao movimento, estão Arezzo & CO, C&A, Dafiti Group, Marisa e Renner

  • de Redação
  • 4 anos atrás
Setor de vestuário e calçados lança movimento por moda responsável

Karina Almeida, modelista, em campanha do movimento ModaComVerso

Gigantes do setor de vestuário e calçados lançam, nesta quinta-feira (16), o Movimento ModaComVerso. O objetivo é estimular uma moda responsável buscando impulsionar as boas práticas trabalhistas em todos os elos da cadeia do setor e conscientizar o consumidor sobre o seu papel.

O ModaComVerso visa dar visibilidade para quem, de fato, está fazendo a diferença na cadeia da moda e atuando responsavelmente no setor. Empresas como Arezzo & CO, C&A, Calvin Klein, Carrefour, Dafiti Group, Extra, Loungerie, Marisa, Pernambucanas, Renner, Reserva, Restoque e Riachuelo aderiram ao movimento e, a partir de agora, estarão “vestidas” com a logomarca do ModaComVerso em suas comunicações.

O movimento é um esforço setorial, liderado pela Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX), entidade que representa o varejo de moda nacional desde 1999 e desenvolveu em 2010 um programa de auditoria abrangente com o intuito de monitorar os diversos elos da cadeia de fornecimento, reconhecer as boas práticas, alertar sobre os problemas e focar nas soluções. A ação é um marco no monitoramento da cadeia produtiva na moda brasileira em prol do desenvolvimento da responsabilidade social no setor.

O Movimento ModaComVerso chancela o Programa ABVTEX e pretende dar luz aos esforços já empreendidos pelos varejistas signatários. De 2010 a 2020, foram realizadas 42.930 auditorias, sendo 3.526 empresas aprovadas, em 615 municípios de 19 Estados brasileiros, beneficiando mais de 352 mil trabalhadores diretos na produção, com seus direitos garantidos e atuando em condições de saúde e segurança adequadas.

“O Movimento é uma iniciativa de responsabilidade social compartilhada, em que nós, como associação setorial, impulsionamos o desenvolvimento responsável da cadeia de valor e a aplicação das regras de compliance junto aos varejistas e seus fornecedores nacionais e subcontratados, os monitorando com o propósito de ter uma cadeia totalmente comprometida com as boas práticas socioambientais e cumprimento da legislação”, afirma Edmundo Lima, diretor-executivo da ABVTEX. “Buscamos também conscientizar o consumidor sobre seu papel na promoção de uma moda socialmente responsável.”

O ModaComVerso pretende engajar mais empresas e desenvolver maior diálogo com a cadeia de fornecimento assim como com toda a sociedade. Empresas varejistas interessadas em participar devem ser associadas à ABVTEX e participar do Programa ABVTEX. Também devem garantir que 100% de seus fornecedores nacionais sejam aprovados pelo Programa da entidade.

Imagem: Divulgação (Fernanda Tricoli)

  • Categories: ESG, Inovação, Marketing, Notícias
  • Tags: BrasilcalçadosclienteClientesconsumidorconsumidoresconsumodigitalEconomiaempresasESGestratégiaexperiênciainovaçãolojalojasmarcasmercadomercado&consumoModaModaComVerso ABVTEXnegóciosprodutosresponsabilidade socialsustentabilidadevarejistaVarejistasvarejovestuario

Conteúdo Relacionado

Gigantes chinesas prometem investir R$ 27 bi com chegada de novas marcas e delivery ao Brasil

de Redação 12 de maio de 2025

St. Marche amplia plataforma de retail media na Grande São Paulo

de Redação 12 de maio de 2025

Grupo de supermercados regionais lança programa de fidelidade e de serviços financeiros

de Redação 12 de maio de 2025

Mondelēz Brasil e Yalo impulsionam digitalização do varejo de bairro via WhatsApp

de Redação 12 de maio de 2025

Grupo Petrópolis lança programa de capacitação em tecnologia para PCDs

de Redação 12 de maio de 2025

Adaptando-se aos gostos locais, Giraffas leva sabores brasileiros para o exterior

de Felipe Mario 11 de maio de 2025

Meta apresenta novas soluções de marketing para criadores e marcas

de Redação 11 de maio de 2025

Anac: slots da Voepass em SP ficam disponíveis a aéreas a partir de amanhã temporariamente

de Redação 10 de maio de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile