Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home ESG

Raízen, Shell e Volkswagen fazem parceria para descarbonizar setor automotivo

Nas fábricas da Volkswagen no Brasil, a intenção é substituir o gás natural por gás natural renovável fornecido pela Raízen

  • de Redação
  • 4 anos atrás
Raizen Volkswagen

Raízen, Shell (uma das controladoras da Raízen, junto com a Cosan) e Volkswagen do Brasil anunciaram nesta sexta-feira que assinaram acordo para descarbonizar o setor automotivo, com iniciativas como uma nova fórmula de etanol, pesquisa e desenvolvimento de biocombustíveis no Brasil, e medidas para ampliar o uso do etanol no mundo. Além disso, a Raízen pretende instalar “uma rede de eletropostos de recarga rápidos Shell Recharge, proporcionando assim uma experiência superior de recarga a clientes com veículos elétricos da Volkswagen”, afirma comunicado. A experiência dos eletropostos começará no Estado de São Paulo.

Nas fábricas da Volkswagen no Brasil, a intenção é substituir o gás natural por gás natural renovável fornecido pela Raízen, o que reduziria a emissão de carbono em mais de 80%. “Também será feito o fornecimento de energia para a rede de concessionárias Volkswagen por meio das usinas de geração distribuída de energia renovável da Raízen”, diz nota.

O presidente e CEO da Volkswagen América Latina, Pablo Di Si, afirma em comunicado que o etanol tem vantagens ambientais e sociais, gerando muitos empregos para o Brasil. “Além disso, essa parceria nos ajudará muito no desenvolvimento de tecnologias complementares a partir do etanol e outros biocombustíveis em nosso Centro de P&D no Brasil”, completou.

Já o CEO da Raízen, Ricardo Mussa, disse que é uma honra contar com a Volkswagen no projeto. “Este movimento reforça o nosso papel como uma empresa que apresenta soluções sustentáveis tanto para o presente quanto para o futuro, tendo em vista o desafio de descarbonização global”, afirmou.

O vice-presidente de negócios de Downstream da Shell para a América Latina, Lauran Wetemans, diz que a parceria ajudará a expandir a bioenergia no setor automotivo. “A Shell faz investimentos em várias alternativas relacionadas com a transição energética a uma economia de baixo carbono – como o EV e o hidrogênio”, afirmou. “Visto que todas as opções são importantes para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e que os biocombustíveis são uma solução já disponível, é um prazer fazer parte de esta iniciativa no Brasil.”

Com informações de Estadão Conteúdo:

Imagem: Divulgação

  • Categories: ESG, Inovação, Notícias
  • Tags: BrasilcomportamentocomprasconsumidoresconsumocrescimentoempresasESGestratégiaexpansãoexperiênciaindústriaindústria automotivainovaçãomarcasmercadomercado&consumonegóciosprodutosRaízenserviçossetor automobilísticosetor automotivosustentabilidadevarejovendasVolkswagen

Conteúdo Relacionado

Americanas aposta em campanha com experiência multicanal no Dia dos Namorados

de Redação 6 de junho de 2025

Adeus ao site tradicional: compras online migram para as redes sociais

de Redação 6 de junho de 2025

Minha Quitandinha inaugura primeira unidade em instituição de ensino e mira expansão

de Redação 6 de junho de 2025

C&A Brasil meta de reduzir 42% de suas emissões de CO₂ até 2030

de Redação 6 de junho de 2025

Não dá para querer ser o dono do comércio mundial, diz Lula sobre Trump

de Redação 5 de junho de 2025

Pix automático estará disponível nos bancos a partir de 16 de junho; entenda

de Redação 5 de junho de 2025

Uber: Reconhecer vínculo de trabalhadores aumentaria carga tributária de apps em R$ 10,3 bi

de Redação 5 de junho de 2025

Dia dos Namorados: Varejo deve movimentar R$ 2,75 bilhões em vendas

de Redação 5 de junho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile