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WhatsApp movimenta o comércio em grupos de compras informais

A pesquisa apontou que os artigos de moda são os preferidos para as vendas e para as compras nessa modalidade

  • de Redação
  • 4 anos atrás
WhatsApp movimenta o comércio em grupos de compras informais

As comunidades virtuais de compra e venda de produtos têm ganhado força no mercado brasileiro e o WhatsApp é a grande ferramenta deste comércio informal, segundo pesquisa do Núcleo de Marketing e Consumer Insights (NUMA), formado por estudantes e professores da ESPM.

O núcleo entrevistou 297 pessoas para analisar como ocorrem as compras realizadas em comunidades informais online. O WhatsApp é o aplicativo mais utilizado por 69% dos entrevistados no comércio em grupos. Em seguida, aparece o Facebook, com 23%; logo depois, o Telegram, com 3%.

“O WhatsApp tornou-se uma ferramenta de comunicação e de comercialização de bens ao mesmo tempo”, diz Helder Haddad, professor e pesquisador do NUMA ESPM. “Mesmo na informalidade, se destaca como mais um canal de vendas.”

Roupas, sapatos e acessórios

A pesquisa apontou que os artigos de moda são os preferidos para as vendas e para as compras nessa modalidade – 29% das pessoas disseram vender roupas, sapatos e acessórios e 39% se interessam mais em comprá-los.

Entre as comunidades, o comércio acontece com maior frequência nos grupos de amigos (18%), seguido de família (14%) e escola (11%). “Os integrantes desses grupos costumam ser mais próximos e confiáveis, por isso a maior facilidade em comprar e vender”, diz Haddad. Esta facilidade é apontada como vantagem para 19% dos entrevistados.

Entre as desvantagens desse tipo de comércio, estão golpes e fraudes, para 23% dos respondentes, seguidos de impossibilidade de provar o produto, para 19%, e da falta de garantia, para 15%, principalmente fora dos grupos de família, amigos e escola.

Para 58% dos participantes, é interessante comprar e vender nas comunidades, porém 46% não consideram uma tarefa fácil nos grupos de que participam.

O que diz a pesquisa 

Produtos mais vendidos:

  • Artigos de moda – 29%
  • Artigos de casa – 11%
  • Jogos – 6%
  • Livros – 5%
  • Serviços – 4%
  • Celulares – 4%
  • Eletrodomésticos – 4%
  • Ingressos – 4%
  • Artesanato – 4%

Produtos mais comprados:

  • Artigos de moda – 39%
  • Comida – 10%
  • Artigos de casa – 6%
  • Livros – 5%
  • Eletrônicos – 4%
  • Ingressos – 3%
  • Jogos – 3%
  • Maquiagem – 2%
  • Serviços – 2%

Temas dos grupos de comércio:

  • Amigos – 18%
  • Família – 14%
  • Escola – 11%
  • Séries e filmes – 6%
  • Viagens – 6%
  • Condomínio – 5%
  • Experiências – 5%
  • Cursos – 4%
  • Idiomas – 4%
  • Esportes – 4%
  • Games – 4%
  • Outros – 4%

Aplicativos mais utilizados:

  • WhatsApp – 69%
  • Facebook – 23%
  • Telegram – 3%
  • Instagram – 2%
  • Outros – 2%

Vantagens do comércio em grupo:

  • Facilidade em comprar e/ou vender – 19%
  • Maior contato com o vendedor – 17%
  • Comodidade em encontrar produtos específicos – 14%
  • Negociação de preço – 13%
  • Confiar nos membros do grupo – 9%
  • Combinar a forma de pagamento – 8%
  • Maior variedade de produtos – 5%

Desvantagens do comércio em grupo:

  • Golpes e fraudes – 23%
  • Impossibilidade na hora de provar o produto – 19%
  • Falta de garantia pelo produto – 15%
  • Não conhecer o vendedor – 14%
  • Distância geográfica entre comprador e vendedor – 9%
  • Atrasos na entrega e pedido errado – 7%
  • Tempo de espera para receber o produto – 5%

Imagem: Shutterstock

  • Categories: Destaque do dia, Inovação, Notícias
  • Tags: BrasilclienteClientescomérciocomércio em grupocomportamentocomprasconsumidorconsumidoresdigitalempresasinovaçãomercadomercado&consumonegócioswhatsapp

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