Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Destaque do dia

Conhecer a jornada do consumidor aumenta a recorrência de compra e o tíquete médio

Para o CEO da Cliqx, com a digitalização do consumidor, é importante as empresas agregarem diferentes canais de atendimento

  • de Larissa Féria
  • 3 anos atrás

Com as constantes mudanças no comportamento do consumidor, conhecer a sua jornada de compra para que ele tenha suas necessidades atendidas e combinadas com a melhor experiência, além de aumenta a recorrência de pedidos, contribui para o aumento do tíquete médio.

O uso de tecnologia permite mapear essa jornada, interagir com o consumidor e acompanhar seu processo de compras.

Marcelo Yamashita, CTO, e João Carlos Santos, CEO da Cliqx

“Para ter um melhor tíquete médio, tem que conhecer melhor seu cliente. Quanto mais você conhece a jornada do seu cliente, mais ele vai comprar com você e o tíquete médio vai ser maior”, diz João Carlos Santos, CEO da Cliqx, empresa de serviços e consultoria de TI.

Santos destaca que com o consumidor mais conectado é importante as empresas agregarem os diferentes canais de atendimento. “Com a solução agregada a vários canais, eu consigo ajudar que a empresa venda pelo WhatsApp e pelo aplicativo, criando uma jornada personalizada para cada cliente. Esse é um grande diferencial”, diz.

Como exemplo, Santos cita o setor de foodservice, que possui grandes redes, com diferentes unidades, e restaurantes menores. Com a personalização de soluções, explica, é possível controlar os estoques entre as lojas e ainda criar uma jornada diferente para cada cliente.

Na pandemia, com o fechamento das lojas para controlar o avanço do coronavírus, o foodservice se digitalizou rapidamente para continuar atendendo. Porém, muitos estabelecimentos acabaram ficando reféns de aplicativos de marketplace. Em alguns casos, as vendas por esses canais representam 90% do digital.

O executivo acredita que o uso do WhatsApp como ferramenta de vendas é uma saída para reduzir essa dependência. “A pandemia fez com que o consumidor de todas as idades se digitalizasse e a utilização do smartphone aumentou muito a utilização dos canais digitais. O WhatsApp acabou servindo como um grande marketplace de vendas. Acreditamos que todo mundo vai passar a vender por esse canal”, diz.

Programa social de formação de jovens

Criada há 5 anos como uma empresa de tecnologia, a Cliqx desenvolveu o programa Dev Social para solucionar um problema comum no setor, a falta de mão de obra capacitada.

Em parceria com as ONGs Gerando Falcões e Ampliar, o programa forma jovens desenvolvedores, que depois são contratados pela empresa. Cada turma participa de um ciclo de três.

O objetivo é não precisar abrir processo seletivo para os cargos júniores. Até o momento já foram formados 21 jovens.

Imagens: Divulgação e Tereza Sá/Divulgação

  • Categories: Destaque do dia, Inovação, Notícias
  • Tags: alimentaçãoAmpliarBrasilclienteClientesCliqxconsumidorconsumidoresconsumocrescimentocrisedigitale-commerceecommercefoodserviceGerando Falcõesjornadajornada do consumidorlojalojasmarcasmercadonegóciosomnichannelonlinepandemiaprodutostecnologiavendas

Conteúdo Relacionado

Não dá para querer ser o dono do comércio mundial, diz Lula sobre Trump

de Redação 5 de junho de 2025

Pix automático estará disponível nos bancos a partir de 16 de junho; entenda

de Redação 5 de junho de 2025

Uber: Reconhecer vínculo de trabalhadores aumentaria carga tributária de apps em R$ 10,3 bi

de Redação 5 de junho de 2025

Dia dos Namorados: Varejo deve movimentar R$ 2,75 bilhões em vendas

de Redação 5 de junho de 2025

Dona das marcas Pedigree e Whiskas investe R$ 430 milhões em nova fábrica no Paraná

de Redação 5 de junho de 2025

Caixa está fazendo R$ 1 bi em crédito consignado por mês, diz presidente do banco

de Redação 5 de junho de 2025

IOF: Entenda o controle de capitais e a rejeição do mercado à medida

de Redação 5 de junho de 2025

Suzano compra 51% de capital de sociedade de tissue da Kimberly-Clark por US$ 1,7 bi

de Redação 5 de junho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile