Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Destaque do dia

Índice de consumo em bares, restaurantes e padarias cresceu 19,1% em abril

Valor gasto nos estabelecimentos foi 4,5% maior

  • de Redação
  • 3 anos atrás
Índice de consumo em bares, restaurantes e padarias cresceu 19,1% em abril

Abril se mostrou um mês bom para o segmento de restaurantes, bares, lanchonetes e padarias. Segundo o Índice de Consumo em Restaurantes (ICR), o volume de transações realizadas por estes estabelecimentos registrou alta de 19,1% em comparação com abril do ano passado.

A coleta de dados junto aos estabelecimentos pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) em parceria com a Alelo, bandeira especializada em benefícios, incentivos e gestão de despesas corporativas, mostrou também um crescimento de 4,5% em termos de valor gasto, enquanto o número de estabelecimentos que efetivaram pelo menos uma transação permaneceu praticamente estável no período analisado, com uma ligeira queda de 0,1%.

Os dados, que avaliam o desempenho dos segmentos desde o início da pandemia e levam em consideram a inflação no período mostram, em termos reais, que os supermercados continuam a apresentar resultados negativos, com destaque para a queda de 15,3% no faturamento no mês de abril.

“Pelo terceiro mês consecutivo notamos um aumento na quantidade de vendas dos restaurantes, bares, padarias e lanchonetes. Mesmo que esses números ainda estejam distantes do cenário observado antes da pandemia, mostra uma recuperação importante para o setor, com o faturamento também apresentando resultados otimistas”, destaca o presidente da Alelo, Cesário Nakamura.

Além da queda no valor gasto, os Índices de Consumo em Supermercados (ICS) revelam que o segmento encerrou o mês de abril com quedas de 2,1%, no número de estabelecimentos que efetivaram pelo menos uma transação, e de 15,1%, na quantidade de transações realizadas, em comparação com abril de 2021.

Panorama pré-pandemia

Quando analisadas as variações calculadas comparando 2022 com 2019, período pré-pandemia, os resultados do ICR de abril apuraram queda no consumo nos restaurantes, com retração de 32,6% no faturamento e de 44,0% na quantidade de vendas. No número de estabelecimentos que realizaram ao menos uma transação, o recuo foi de 8,3%.

Segundo a Fipe e a Alelo, ao analisar o comportamento de consumo em supermercados, de acordo com o ICS, “observamos ligeiro avanço no faturamento, de 0,9%, e aumento de 8,4% no número de estabelecimentos que registraram ao menos uma transação, enquanto houve queda de 7% na quantidade de vendas.

De acordo com os pesquisadores da Fipe, a leitura dos resultados dos indicadores de consumo de abril de 2022 reforça o contraste entre o desempenho dos dois segmentos nos últimos 12 meses porque, no caso de supermercados, embora equiparável ao nível de consumo pré-pandemia, é nítida uma retração relevante do consumo em todas as aberturas.

“É possível argumentar que as divergências na evolução de consumo dos segmentos possam repercutir em mudanças nos hábitos e comportamento dos consumidores, incluindo a migração dos gastos e uma maior disposição em gastos com serviços, incluindo bares e restaurantes”, avaliam os técnicos da Fipe e da Alelo.

Com informações de Estadão Conteúdo

Imagem: Shutterstock

  • Categories: Destaque do dia, Economia, Foodservice, Notícias
  • Tags: AleloalimentaçãobaresBrasilclienteClientesconsumidorconsumidoresconsumocrescimentodigitalEconomiaempresasexperiênciaFipefoodservicepré-pandemiarestaurantes

Conteúdo Relacionado

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil

de Larissa Féria 9 de maio de 2025

 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC

de Lyana Bittencourt 9 de maio de 2025

Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável

de Caio Camargo 9 de maio de 2025

Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados

de Redação 9 de maio de 2025

HP inaugura centro de experiências e inovações na zona sul de São Paulo

de Redação 9 de maio de 2025

Governo de SP seleciona 106 startups para programa de internacionalização

de Redação 9 de maio de 2025

Havan destina mais de R$ 20 milhões ao RS por meio das arrecadações do Troco Solidário

de Redação 8 de maio de 2025

McDonald's relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal

de Redação 8 de maio de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile