Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home E-commerce

Temu entra no Remessa Conforme e prepara chegada ao Brasil

A empresa tem histórico de transformar a dinâmica de mercado e de consumo onde começa a operar

  • de Isis Brum
  • 12 meses atrás

A Temu, marketplace do grupo chinês Pinduoduo, recebeu autorização da Receita Federal para operar dentro do Remessa Conforme, programa que oferece isenção do Imposto de Importação para mercadorias até US$ 50.

A autorização foi dada em nome de Elementary Innovation Pte Ltd e publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, 20, por tempo indeterminado e para vendas efetuadas por meio do endereço eletrônico.

A gigante chinesa deve rivalizar principalmente com Shopee e Shein no Brasil. Nos Estados Unidos, passou a operar em 2022 e já ultrapassou a Shein em número de acesso, em outubro de 2023, com 108 milhões de views, número 458,8% maior do que a rival, que teve cerca de 19 milhões de visitas no país no mesmo período, segundo estudo da Semrush.

Em seu site, a Temu diz que a plataforma estará disponível no Brasil “em breve”.

Quem é a Temu

Sediada em Shanghai, na China, a Pinduoduo foi fundada em setembro de 2015. A Temu é uma spin-off controlada por essa organização, criada a partir de um modelo de negócio difícil de ser reproduzido em razão das ofertas superagressivas que pratica e da eliminação de intermediários.

Segundo o diretor de Operações (COO) da Gouvêa Ecosystem, Eduardo Yamashita, a empresa tem um histórico de mudar rapidamente toda a dinâmica de mercado e consumo nos lugares onde passa a operar. E, no Brasil, não deve ser diferente.

“Todos os mercados em que a Temu entrou, ela realmente mudou bastante a dinâmica de consumo por conta da agressividade de comunicação, rápido crescimento e popularidade da plataforma, além de introduzir um novo modelo de negócios que os países, os players locais, geralmente, têm pouco conhecimento e até mesmo pouca infraestrutura para imitar”, analisa Yamashita.

Presente nos mais diversos mercados – europeu, norte-americano e sudeste asiático -, a Temu vende de tudo, daí a semelhança com o e-commerce da Shopee. Entre as principais características do negócio, o COO da Gouvêa Ecosystem destaca sua entrada agressiva em novos mercados, com comunicação massiva e intenso uso de redes sociais, além das mídias tradicionais.

Nos Estados Unidos, fez o seu lançamento no Super Bowl, o jogo anual que decide o campeão da temporada regular da principal liga de futebol americano. De acordo com o executivo, é um dos espaços publicitários mais caros do mundo. Depois da entrada triunfal, em 2023, faturou US$ 13 bilhões em menos de 1 ano nos Estados Unidos.

Desentermediação do varejo

Segundo Eduardo Yamashita, outra característica marcante do modelo de negócios da Temu é a desintermediação do varejo.

No modo convencional, digamos assim, o marketplace adquire produtos da indústria ou faz parcerias com lojas (sellers) que dispõem de determinados itens e quantidades para a venda. A Temu atua dessa forma também, mas não só.

A empresa capta demandas dos usuários da plataforma e passa a recrutar interessados na compra de itens a preços muito baixos. Quanto mais pessoas estiverem interessadas no item, menor o preço. Com isso, os próprios consumidores convidam amigos e parentes para participar da oferta. Isso é feito em escala global e com o pagamento antecipado, ou seja, a compra não é estocada.

Com o dinheiro na mão, a Temu vai até a indústria e negocia diretamente a compra. Em seguida, faz a entrega para todos os seus clientes. Nesse modelo, não há varejistas ou distribuidores intermediários, o que favorece ainda mais o preço praticado na operação.

“De um lado, ocorre um uso muito intenso da mídia social e da força das comunidades que a Temu utiliza nessas ofertas limitadas e na corrida contra o tempo para aumentar o engajamento das pessoas”, explica Yamashita. “De outro, gera uma desintermediação da cadeia, tirando o distribuidor e os varejistas”, complementa. Essa condição permite à Temu praticar preços que a concorrência não consegue acompanhar porque o modelo de negócio dos rivais necessita de uma cadeia de distribuição muito mais ampla e mais cara. “Essa escalada de negócios é impressionante”, diz o executivo.

Plataforma altamente gamificada

Outro grande diferencial da Temu em relação aos concorrentes o alto nível de gamificação de sua plataforma, também incomparável a qualquer outra empresa.

Os jogos, como os da Fazendinha, retêm os usuários por mais tempo logados, mas também destravam oportunidades e ofertas dentro do e-commerce.

Com a aterrissagem da gigante chinesa no Brasil, o País será um dos poucos no mundo a contar com a presença de quase todas as plataformas globais de varejo online: Temu, Shopee, Shein, Alibaba, Mercado Livre e Amazon. “São plataformas muito fortes, fora os locais, como Magalu e todos os marketplaces que a gente conhece”, conclui Yamashita.

Com Larissa Féria, editora-chefe da MERCADO&CONSUMO

Imagem: Reprodução

  • Categories: Destaque do dia, E-commerce, Notícias, Varejo
  • Tags: Brasilchinadescontodesentermediaçãodigitale-commerceecommerceEduardo Yamashitaestados unidosEUAgameficaçãogigante chinesamarketplacemercado&consumoofertasonlinePinduoduoplataformapreços agressivosRemessa ConformeSuper BowlTemutendênciatransformaçãovarejistavarejovarejo digital

Conteúdo Relacionado

Automação, otimização e personalização: saiba como será o supermercado do futuro

de Felipe Mario 14 de maio de 2025

Gamificação tem avaliação e métricas?

de Patrícia Bordignon Rodrigues 14 de maio de 2025

Asics aposta em franquias para acelerar expansão no Brasil

de Redação 14 de maio de 2025

Como a Inteligência Artificial está virando o jogo do e-commerce e gerando resultados a partir dos hábitos de consumo

de Fernando Moulin 14 de maio de 2025

Instituto Embelleze apresenta novo formato multifuncional de franquia

de Redação 14 de maio de 2025

Sebrae e Shopee capacitam pequenos empreendedores no e-commerce

de Redação 14 de maio de 2025

Vendas do comércio crescem 0,6% em abril, aponta índice da Stone

de Redação 13 de maio de 2025

Amazon e Humain investirão mais de US$ 5 bi para acelerar adoção de IA na Arábia Saudita

de Redação 13 de maio de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile