Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Destaque do dia

Oito em cada dez brasileiros desperdiçaram comida no último mês

As principais causas são a falta de conhecimento sobre conservação dos alimentos e a falta de planejamento de refeições

  • de Redação
  • 2 anos atrás
brasileiros

A segunda-feira é o dia em que as pessoas estão mais propensas a desperdiçar alimentos, sendo o dia da semana em que elas dizem ter mais sobras em casa. Segundo pesquisa realizada pela Hellmann’s, em parceria com a Opinion Box, 82% dos brasileiros descartaram algum tipo de alimento no último mês. O problema se agrava com entrevistados mais jovens e com renda mensal maior do que a média comum.

O relatório identifica um comportamento paradoxal: ao passo que quase 60% dos entrevistados se consideram positivamente ativos em relação ao tema do desperdício de alimentos, quase metade afirmou que deixa ingredientes e sobras ainda em bom estado de consumo envelhecerem e estragarem na geladeira.

As principais causas do hábito são a falta de conhecimento sobre conservação dos alimentos e a falta de planejamento de refeições, com imprevistos do dia a dia levando ao acúmulo de alimentos na geladeira. A pesquisa aponta que conservar alimentos é uma dificuldade enfrentada por 40% dos respondentes e 61% admitem que criar novas receitas com ingredientes “esquecidos” não é uma tarefa fácil.

O estudo entrevistou 867 pessoas com mais de 18 anos, de todas as classes sociais e regiões do país, em julho de 2023.

 Unidos pela Comida

A Hellmann’s criou o programa “Unidos pela Comida” em parceria com a filantech Infineat, que, desde 2021, já redirecionou mais de 1.024 toneladas de alimentos provenientes da indústria e do varejo que iriam para o lixo para complementar mais de 1,5 milhão de refeições para população em situação de vulnerabilidade alimentar.

“Munidos com esse mapeamento, criamos um movimento que conscientiza e estimula os brasileiros a valorizarem verdadeiramente os alimentos e a darem uma segunda chance àqueles que estão parados na geladeira e que podem se transformar em refeições simples e deliciosas”, explica a diretora de Marketing de Hellmann’s no Brasil, Carolina Riotto. 

Com o projeto, a Hellmann’s endereça as três principais frentes em que esse desperdício acontece: na indústria, nos pontos de venda e na casa do consumidor.

Imagem: Shutterstock

  • Categories: Destaque do dia, ESG, Foodservice, Notícias
  • Tags: BrasilclienteClientescomportamentoconsumocrescimentodesperdícioESGestratégiaexpansãoexperiênciaHellmann'sinvestimentomarcasserviçosvarejistaVarejistasvarejovendas

Conteúdo Relacionado

Musk quer robotáxis da Tesla na rua em junho e diz não se arrepender de vínculo com Trump

de Redação 20 de maio de 2025

Aviação brasileira teve melhor abril da história em movimentação; 8 milhões viajaram

de Redação 20 de maio de 2025

Visa e Stone levam "Click to Pay" a 2,8 milhões de estabelecimentos

de Redação 20 de maio de 2025

Magalu lança projeto para impulsionar negócios liderados por mulheres empreendedoras

de Redação 20 de maio de 2025

Gigante chinesa de baterias CATL dispara em estreia em Hong Kong, após maior IPO do ano

de Redação 20 de maio de 2025

Trabalhador de granja no RS com foco de gripe aviária é isolado por suspeita de infecção

de Redação 20 de maio de 2025

App da 99Food abre cadastro; ganhos podem chegar a pelo menos R$ 250 por dia

de Redação 20 de maio de 2025

Hard Rock Cafe estreia em SP com sua primeira unidade no Itaim Bibi

de Redação 20 de maio de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile