Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Black Friday

Black Friday: Alimentos e Bebidas, Perfumaria e Cosméticos e Moda e Acessórios são destaque

Dados preliminares da NielsenIQ Ebit, no entanto, apontam para retração geral de vendas em relação a 2022

  • de Redação
  • 2 anos atrás
Black Friday: Alimentos e Bebidas, Perfumaria e Cosméticos e Moda e Acessórios são destaque

As categorias de Alimentos e Bebidas, Moda e Acessórios e Perfumaria e Cosméticos se destacaram na Black Friday de 2023, segundo dados preliminares de vendas recebidos pela NielsenIQ Ebit. Os mesmos dados apontam, no entanto, para um cenário de retração no e-commerce como um todo na comparação com a mesma data de 2022.

Números prévios recebidos neste sábado, 25, mostram que a sexta e a quinta-feira registraram faturamento negativo de dois dígitos na média do mercado, puxados para baixo pelo desempenho negativo das categorias de Telefonia, Eletrodomésticos e Informática. Os números indicam que o resultado de sexta-feira foi mais negativo que o de quinta.

“A avaliação do desempenho preliminar da Black Friday 2023 até o momento revela um cenário desafiador. A antecipação das compras na quinta-feira emergiu como um ponto importante, onde consumidores que possuíam alguma folga orçamentária optaram por realizar suas compras antes do evento principal”, afirma Marcelo Osanai, executivo responsável pela NielsenIQ Ebit.

Para ele, a manutenção das taxas de juros em patamares elevados e o endividamento das famílias são elementos-chave nesse cenário. “O consumidor adotou uma postura mais cautelosa. Ainda assim, ele demonstrou que está cada vez mais confortável em fazer suas compras online, o que se reflete no crescimento, por exemplo, da categoria Alimentos e Bebidas, que é algo que tem ganhado tração durante todo ano.”

Categorias com mais vendas na Black Friday

A categoria de Perfumaria e Cosméticos se consolidou como a protagonista de ganhos para o mês de novembro, mesmo apresentando desaceleração no curto prazo. A categoria apresentou alta de 26,7% de crescimento durante os dias 23 e 24 de novembro de 2023. De primeiro a 15 de novembro houve alta de 68,7% nas vendas na comparação com o ano passado.

Já a categoria de Alimentos e Bebidas, que apresentava estabilidade, ou 0,8% de alta, nos três dias que antecederam a Black Friday, durante o período promocional de quinta e sexta-feira apresentou crescimento de aproximadamente 6% e foi a segunda categoria que mais contribuiu para os ganhos da data.

Moda e Acessórios também se destacou e apresentou crescimento de 7% comparado ao período anterior.

Imagem: Shutterstock

  • Categories: Black Friday, Destaque do dia, E-commerce, Notícias, Varejo
  • Tags: alimentos e bebidasBlack FridayBrasilcomérciocomprascrescimentodadosdescontosdigitale-commerceecommerceliquidaçãomarcasmercado&consumomoda e acessóriosnegóciosNielsenIQ Ebitofertasonlineperfumaria e cosméticospesquisaprodutosretraçãoVarejistasvarejovendas

Conteúdo Relacionado

Não dá para querer ser o dono do comércio mundial, diz Lula sobre Trump

de Redação 5 de junho de 2025

Pix automático estará disponível nos bancos a partir de 16 de junho; entenda

de Redação 5 de junho de 2025

Uber: Reconhecer vínculo de trabalhadores aumentaria carga tributária de apps em R$ 10,3 bi

de Redação 5 de junho de 2025

Dia dos Namorados: Varejo deve movimentar R$ 2,75 bilhões em vendas

de Redação 5 de junho de 2025

Dona das marcas Pedigree e Whiskas investe R$ 430 milhões em nova fábrica no Paraná

de Redação 5 de junho de 2025

Caixa está fazendo R$ 1 bi em crédito consignado por mês, diz presidente do banco

de Redação 5 de junho de 2025

IOF: Entenda o controle de capitais e a rejeição do mercado à medida

de Redação 5 de junho de 2025

Suzano compra 51% de capital de sociedade de tissue da Kimberly-Clark por US$ 1,7 bi

de Redação 5 de junho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile