Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Destaque do dia

Venda de bebidas em supermercados deve aumentar até 15% no Carnaval de 2024

Destaque para o Rio de Janeiro, onde é esperado um recorde de blocos de rua e mais de 10 mil ambulantes registrados

  • de Redação
  • 1 ano atrás
Vendas do comércio crescem 13,1% no Carnaval em 2025 ante 2024, aponta Cielo

A venda de bebidas alcoólicas e carnes em supermercados deve ter um aumento médio entre 10% e 15% durante o período de Carnaval, conforme apontado pelo especialista em gestão de supermercados, Leandro Rosadas. Além disso, dados da Nielsen mostram uma expectativa de melhora acentuada nas vendas de cerveja no primeiro trimestre de 2024, impulsionada pelo Carnaval em diversas regiões do Brasil. Destaque para o Rio de Janeiro, onde é esperado um recorde de blocos de rua e mais de 10 mil ambulantes registrados, conforme dados da prefeitura.

“Não são só as bebidas alcoólicas e as carnes que são muito consumidas durante o carnaval. Biscoitos, aperitivos, comidas prontas e congeladas também têm uma boa saída nessa época”, afirma Rosadas.

Nos locais onde o feriado é celebrado, há uma grande movimentação de foliões, o que gera um aumento no consumo tanto de alimentos quanto de bebidas. Na capital carioca, onde o Carnaval é destaque, é projetada uma movimentação de R$ 4,5 bilhões na economia local, segundo informações do governo do Rio.

Os estabelecimentos podem adotar algumas estratégias para atrair mais clientes nesse período de grande consumo, tais como:

  • Análise do desempenho passado e estoque: o primeiro passo consiste em personalizar a experiência de compra de acordo com a localidade e compreender o perfil do público que frequenta a loja durante esse período festivo. Além disso, é essencial realizar uma análise do desempenho do Carnaval anterior para se adaptar às demandas sazonais.
  • Preparação da loja e destaque de produtos: a preparação da loja ganha destaque como parte integral da estratégia de vendas. Os supermercados devem empregar estratégias inovadoras, como a criação de áreas temáticas, por exemplo, o ‘cantinho do churrasco’ no açougue, e destacar produtos de consumo rápido em locais estratégicos.
  • Adaptação ao clima favorável: outro ponto relevante é a análise das condições climáticas. Compreender que um período festivo ensolarado pode impulsionar as vendas, principalmente em bebidas.
  • Kits prontos: propor a criação de kits pré-montados contendo itens essenciais para festas de Carnaval, como aperitivos, bebidas e decorações.
  • Experiências sensoriais na loja: incorporar experiências sensoriais na loja, como música temática, aromas agradáveis e amostras de produtos.

“Os foliões querem praticidade na hora de repor a energia gasta com a festividade. Por isso, é importante os supermercadistas se abastecerem com esses alimentos de consumo rápido”, ressalta o especialista.

Com informações de Mercado&Food.
Imagem: Divulgação

  • Categories: Destaque do dia, Foodservice, Notícias, Supermercados
  • Tags: alimentaçãobebidasBrasilcarnavalcelebraçãocomemoraçãocomérciocomportamentocomprascrescimentoEconomiaempresasestratégiaeventoFaturamentofoodserviceindústriamercadomercado&consumonegóciosNielsenprodutosvarejistaVarejistasvarejovendas

Conteúdo Relacionado

Adaptando-se aos gostos locais, Giraffas leva sabores brasileiros para o exterior

de Felipe Mario 11 de maio de 2025

Meta apresenta novas soluções de marketing para criadores e marcas

de Redação 11 de maio de 2025

Anac: slots da Voepass em SP ficam disponíveis a aéreas a partir de amanhã temporariamente

de Redação 10 de maio de 2025

WTorre faz tabelinha com times paulistas para crescer em arenas

de Redação 10 de maio de 2025

MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças

de Redação 10 de maio de 2025

Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

de Redação 9 de maio de 2025

Dia das Mães: comércio de SP deve crescer 5,4% no período, diz Fecomércio

de Redação 9 de maio de 2025

Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee

de Redação 9 de maio de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile