Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Notícias

Tecnologia sustentável e hiperautomação são tendências para transformação digital em 2023

Sigla muito utilizada em 2022, o ESG está presente em todas as tendências que envolvem tecnologia no próximo ano

  • de Redação
  • 2 anos atrás
tendências

Estar a par das tendências do setor de tecnologia e para transformação digital são fundamentais para o futuro dos negócios. Segundo dados da consultoria IDC Brasil, o ritmo acelerado de migração dos negócios para o ambiente digital gerou receita de R$ 44 bilhões. Este foi o valor do setor de software em 2021, que cresceu 32,5% em comparação com 2019, no período pré-pandemia.  

Ainda segundo a empresa, em 2020 a demanda foi maior para softwares para gestão de infraestrutura de tecnologia, relacionamento com clientes e gestão empresarial. Neste contexto, empresas que desenvolvem soluções no segmento e que ofereçam gestão integrada, inovação e transformação digital. 

As tendências para o setor acompanham o potencial de crescimento, principalmente em 2023. Pensando nisso, Hermínio Gonçalves, CEO da SoftExpert Brasil, citou 5 das mais presentes. Confira a lista abaixo: 

Tecnologia Sustentável 

Sigla muito utilizada em 2022, o ESG está presente em todas as tendências que envolvem tecnologia no próximo ano. De acordo com pesquisa da Gartner, os CEOs destacaram que as mudanças sociais e ambientais são uma das três principais prioridades para os investidores.

Soluções low-code 

Pela alta na necessidade de transformação digital, é crescente o desafio de empresas de tecnologia de reterem os profissionais de TI e as equipes fiquem sobrecarregadas. A tendência para 2023 é que, para resolver esse problema, as ferramentas low-code ganhem espaço no mercado. 

“A automação e a modelagem de dados são avanços que trazem vantagens competitivas para as empresas. No entanto, muitas pessoas não possuem habilidade técnica para utilizar essas ferramentas. É por isso que as empresas vêm adotando plataformas de automação com recursos low-code/no-code “, comenta o especialista. 

Process mining 

A tecnologia visa monitorar e refinar processos de negócios usando dados e informações dos próprios sistemas organizacionais. Isto permite melhor confiabilidade nas decisões e implementar processos novos e mais eficientes. O Process mining visa integrar diferentes áreas das organizações, possibilitando aos profissionais entenderem completamente como os principais processos fossem identificados e solucionados.  

Hiperautomação 

A hiperautomação é uma ideia que une a integração de distintas tecnologias, como IA, machine learning, 5G e RPA (Robotic Process Automation). Nesta tendência, a chave da ideia é automatizar qualquer tipo de ação repetitiva de baixo valor e acabar com a intervenção humana.  

“Dessa forma, partimos de uma automação simples para um modelo inteligente com algoritmos avançados que usam machine learning e IA para dar mais autonomia às atividades diárias”, detalhou o CEO. 

Inteligência Artificial 

A inteligência artificial ganhou espaço como solução para melhorar a vida das pessoas e a produtividade. Um dos principais ganhos da tecnologia é a capacidade de mapear padrões de comportamento e gerar respostas automáticas. Nesse sentido, a IA se responsabiliza por desenvolver e implementar modelos usando a própria tecnologia. 

Imagem: Shutterstock

  • Categories: Notícias, Tecnologia
  • Tags: Brasilcomportamentoconsumidorconsumodigitale-commerceEconomiaempresasinovaçãomercadomercado&consumonegóciostecnologiavarejo

Conteúdo Relacionado

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

de M&C Media Labs 19 de maio de 2025

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

de Larissa Féria 19 de maio de 2025

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

de Redação 19 de maio de 2025

Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs

de Redação 19 de maio de 2025

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

de Redação 18 de maio de 2025

Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

de Redação 18 de maio de 2025

Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

de Redação 18 de maio de 2025

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

de Redação 18 de maio de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile