Shoppings investem em projetos para atrair a Geração Z

Os shopping centers vem mudando a concepção de apenas um ambiente de compras, lazer e alimentação. A oferta no mix de operações vem transformando o modo com que esses empreendimentos se relacionam com os consumidores. Como forma de trabalhar a fidelização de clientes, os shoppings estão se transformando em centros de convivência, fator que é fundamental e tido como relevante para o público da Geração Z, segundo a pesquisa “Shopping do Futuro”, divulgada recentemente pela Associação Brasileira de Shopping Centers.

Promover áreas para encontros, ambientes verdes, wi-fi gratuito, espaços para games interativos e mini shows, são alguns dos atrativos que fazem com que esses espaços sejam cada vez mais procurados pelos jovens. Além disso, lojas que separam seu mix por estilo de produto, cinema com óculos de realidade aumentada também são alguns pontos que esse shopper procura.

Dentre algumas afirmações dos adolescentes no estudo está de que as unidades “deveriam ser locais aonde eu vou para me relacionar e conviver com as pessoas e não necessariamente comprar”. Indo ao encontro dessa atual perspectiva do consumidor, os shoppings têm desenvolvido ações e projetos para conquistar novos públicos e fidelizar clientes.

Cases

O RioSul Shopping Center (RJ), por exemplo, vem promovendo ações inéditas em um espaço ao ar livre, que até então só recebia carros, o Parking G5. O projeto RIOSOUL reuniu cerca de 20 expositores em diversas edições, entre os meses de agosto e outubro de 2016, com a proposta de promover a integração e troca de experiências entre cariocas e turistas, em um ambiente democrático.

No local, o público pôde experimentar quitutes e conhecer diferentes tipos de artes. Entre os meses de janeiro e fevereiro de 2017,  o local recebeu um rinque de patinação de 264m² dedicado aos amantes do esporte. Ao som de DJs e luzes vibrantes, adultos, jovens e crianças se divertem na brincadeira e conhecem um dos ícones de maior sucesso entre os cariocas na década de 1980.

Ainda em busca de atrair o consumidor contemporâneo que procura ambientes interativos e novas experiências de compras, o RioSul inaugurou o Coletivo Carandaí 25. Entre os meses de setembro de 2016 e janeiro de 2017, o público conferiu produtos exclusivos de 22 marcas, em um espaço multiplataforma, que oferecia pocket shows, atrações especiais e consultorias em moda.

Em 2014, também foi dado início a um projeto de ecoturismo com objetivo de promover passeios guiados e gratuitos, a fim de que as pessoas conheçam de perto o trabalho de reflorestamento desenvolvido pelo shopping nos morros do Leme e da Babilônia-São João. Em pouco mais de dois anos, o projeto já reuniu mais de 1.500 participantes.

Já em São Paulo, o projeto “Pedalando com o Pátio” foi criado pelo shopping Pátio Paulista no ano de 2014 com a proposta de apoiar hábitos de vida mais saudáveis, valorizar as riquezas da cidade e de incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte alternativo. Desenvolver ações diferenciadas faz com que o empreendimento consolide um posicionamento inovador, incentive a economia criativa da cidade e satisfaça a necessidade do consumidor contemporâneo.

Fonte: Abrasce

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist