Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Inovação

Na Sociedade 5.0, experiência do consumidor será customizada nos mundos virtual e físico

Eduardo Yamashita, COO da Gouvêa Ecosystem, falou sobre o tema no  Interactive Retail Trends

  • de Aiana Freitas
  • 3 anos atrás

O varejo tem liderado as inovações inerentes à chamada Sociedade 5.0. O conceito, criado no Japão, representa uma nova forma de pensar diante da transformação digital e sua aplicação prática foi acelerada pela pandemia de covid-19. “Sociedade 5.0: repensando o varejo e a tecnologia para atender às expectativas e padrões de vida do consumidor sustentável” foi o tema de uma palestra do COO da Gouvêa Ecosystem, Eduardo Yamashita, em evento realizado nesta terça-feira (1º).

Na Sociedade 5.0, experiência dos consumidores será customizada nos mundos virtual e físico
Eduardo Yamashita, COO da Gouvêa Ecosystem

Yamashita, que já tinha debatido o assunto na NRF 2022, traduziu o conceito para a realidade brasileira no Interactive Retail Trends – Pós-NRF, promovido pela Gouvêa Experience para resumir os aprendizados de Nova York (EUA) e mostrar as perspectivas do varejo sob a ótica de executivos e especialistas do setor.

“O consumidor evoluiu muito rapidamente nos últimos anos. Desenvolveu novos hábitos, novas prioridades e novas demandas. Nós também pensamos de um jeito diferente do que fazíamos há dois anos”, destaca o executivo. “O conceito da Sociedade 5.0 basicamente diz que nós vamos incorporar as tecnologias que desenvolvemos nas últimas décadas de forma a melhorar as vidas humanas.”

Na prática, isso se dará por meio da coleta de dados gerados por dispositivos inteligentes e analisados por inteligências artificiais. Com esses dados em mãos, os varejistas poderão conhecer os consumidores com muito mais profundidade, entender o comportamento deles, customizar interações e automatizar decisões. “Hoje fazemos isso muito bem no mundo digital. Vamos fazer também nos canais físicos”, diz Yamashita.

O COO da Gouvêa Ecosystem destaca que empresas que já seguem essa trilha têm se destacado no varejo. Os casos mais claros são os da Amazon, nos EUA, e do Alibaba, na China. “Hoje o maior ativo que um empresa pode ter são os dados dos consumidores. As empresas que estão ganhando destaque são aquelas que estão se transformando alinhadas a esse conceito, conhecendo os consumidores e monetizando essas informações.”

Imagens: Bigstock e Efstathios Galanos

  • Categories: Inovação, Notícias
  • Tags: BrasilclienteClientescomérciocomportamentocomprasconsumidorconsumidoresconsumocustomizaçãodigitalestratégiaexperiênciainovaçãolojalojasmarcasmercadomercado&consumonegóciosonlineSociedade 5.0tecnologiavarejistaVarejistasvarejo

Conteúdo Relacionado

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil

de Larissa Féria 9 de maio de 2025

Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados

de Redação 9 de maio de 2025

HP inaugura centro de experiências e inovações na zona sul de São Paulo

de Redação 9 de maio de 2025

Governo de SP seleciona 106 startups para programa de internacionalização

de Redação 9 de maio de 2025

Havan destina mais de R$ 20 milhões ao RS por meio das arrecadações do Troco Solidário

de Redação 8 de maio de 2025

McDonald's relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal

de Redação 8 de maio de 2025

UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar

de Redação 8 de maio de 2025

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

de Redação 8 de maio de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile