Diariamente o gestor de um negócio de alimentação realiza o microgerenciamento de múltiplos processos, pessoas e ações. O atraso de um colaborador, a falta de produto, um pedido mal atendido por erro no preparo… é tanta coisa acontecendo junto que parece impossível domar isso tudo e ter as respostas que assegurem o sucesso do negócio.
O mercado de alimentação fora do lar é subestimado por muitos. Assim, inúmeros negócios são geridos por profissionais inexperientes que destroem o potencial resultado ou geram prejuízos irrecuperáveis.
Esse é um setor de margens apertadas, então, os salários não são suficientemente atraentes para que profissionais com ótima formação se interessem em atuar em cargos de gestão.
Então, como fazer dar certo? Na Gouvêa Foodservice, usamos a máxima: “Onde não há experiência, há espaço para um checklist.” Sim! O checklist é uma ferramenta fundamental para apoiar gestores e equipes em formação a terem uma direção até que comportamentos se tornem recorrentes.
Outra grande vantagem no uso de checklist como ferramenta de gestão é a implementação de pesos e valores que criam métricas para a medição da performante e, portanto, a criação de históricos evolutivos.
Apesar da importância dessa ferramenta, por muito tempo os checklists foram feitos em planilhas impressas e isso criava oportunidade de perda das informações. Atualmente utilizamos aplicativos que digitalizam esses materiais e geram dados em tempo real para que seja possível atuar sobre eles. Incluindo adição de comentários, fotos e recomendações de ações imediatas.
Mas de nada adianta a tecnologia sem a preparação e empoderamento da equipe na distribuição de responsabilidades para o gerenciamento e apontamento dos erros e acertos do dia a dia.
Conforme dito no início desse artigo, são inúmeros processos a gerenciar. Assim, são necessários diferentes checklists e as informações de cada um deles devem ser direcionadas para um painel de gestão. E só assim a mágica acontece!
A equipe começa a perceber o quão importante é executar suas atividades com perfeição e os impactos que gera ao negócio. A fluidez operacional, a redução do estresse diário, os resultados financeiros acontecendo. Mas só o consumidor é capaz de coroar a consolidação da excelência de um negócio. Portanto, ouvir o cliente sistematicamente é fundamental.
É possível ouvir os clientes empiricamente, por meio de um link direcionado a um formulário online, por exemplo, mas recomendamos a combinação de qualidade e credibilidade com ferramentas estruturadas e profissionais, além da escuta estimulada sinalizando ao cliente que sua opinião é importante e será valorizada pela equipe.
O sucesso poderá ser declarado quando os indicadores apontarem a evolução e/ou o atingimento dos objetivos traçados.
Trabalho, maturação e maturidade para enxergar a realidade e inovação, inteligência e humildade para encarar os desafios farão a diferença na sua jornada.
Boa sorte!
Cristina Souza é CEO da Gouvêa Foodservice
Imagem: Shutterstock