Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Destaque do dia

Varejo pós-pandemia não terá espaço para “analfabetismo digital”

Tecnologia contribui com a personalização da jornada do consumidor

  • de Larissa Féria
  • 4 anos atrás
loja da Chilli Beans

Com as mudanças de comportamento do consumidor causadas pela pandemia de Covid-19, as empresas que estavam no “analfabetismo digital” terão de fazer investimentos mais fortes na tecnologia para não ficarem para trás.

Esse foi um dos assuntos abordados no evento Lide Talks promovido nesta quarta-feira (31) pelo Lide, grupo de lideranças empresariais. Com o tema “Como a segmentação com IA (Inteligência Artificial) e ML (Machine Learning) impacta a experiência personalizada do consumidor”, o encontro virtual teve moderação de Marcos Gouvêa de Souza,  presidente do Lide Comércio, fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem.

Para Carlos Alves, diretor-executivo de inovação e tecnologia do grupo Guararapes, para as empresas que estavam mais maduras digitalmente, esse será um diferencial. Mas, num futuro breve, a digitalização será um pré-requisito para todas.

“Aqueles que tiverem caixa para sair nunca mais vão querer passar e farão um investimento forte. O consumidor muda sua característica de relação com o varejo mesmo no universo físico porque o volume de interação digital que temos ao longo do dia é já era um caminho exponencial de integração”, diz.

Outro case inovador foi narrado pela head de canais digitais e e-commerce da Chilli Beans, Marília Nagata. A marca de óculos e acessórios, que sempre teve uma forte experiência  no ponto de venda físico, criou um provador virtual em 2020.

O resultado é que a conversão de vendas de quem usa o provador virtual, hoje, é três vezes maior do que a que se percebia anteriormente. “É difícil comprar [óculos] sem saber se ele combina com o seu rosto. Para os clientes que não são digitais, estamos enviando os produtos para experimentarem”, diz.

Em tempos de pandemia por conta do coronavírus, o Lide tem se adaptado à atual realidade e promovido uma série de encontros virtuais aos seus associados. Nomes importantes dos setores público e privado têm contribuído com os debates, que trazem em suas pautas assuntos de interesse para os negócios no Brasil.

Fundado em 2003, a Lide é uma organização que reúne executivos dos mais variados setores, com 23 frentes de atuação, com o objetivo de potencializar a atuação do empresariado na defesa dos princípios éticos de governança corporativa nas esferas pública e privada.

Imagem: Divulgação

  • Categories: Destaque do dia, Inovação, Notícias
  • Tags: BrasilclienteClientescomérciocomportamentocomprasconsumidorconsumidoresconsumodigitale-commerceecommerceempresasestratégiaexperiênciainovaçãolojalojasmarcasmercadomercado&consumonegóciosomnichannelonlineprodutosvarejistaVarejistasvarejovendas

Conteúdo Relacionado

Magazine Luiza tem lucro líquido de R$ 12,8 mi no 1º trimestre, queda anual de 54,3%

de Redação 9 de maio de 2025

Alpargatas tem lucro líquido consolidado de R$ 112,4 mi no 1º trimestre, alta de 356% em 1 ano

de Redação 9 de maio de 2025

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil

de Larissa Féria 9 de maio de 2025

 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC

de Lyana Bittencourt 9 de maio de 2025

Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável

de Caio Camargo 9 de maio de 2025

Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados

de Redação 9 de maio de 2025

HP inaugura centro de experiências e inovações na zona sul de São Paulo

de Redação 9 de maio de 2025

Governo de SP seleciona 106 startups para programa de internacionalização

de Redação 9 de maio de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile