Após dois anos de restrições do comércio por conta da pandemia, o consumidor está disposto a comprar o presente para o Dia das Mães em lojas físicas neste ano. Dos 76% dos brasileiros que pretendem presentear na data, 40% vão comprar em lojas físicas de comércio local e 30% preferem as lojas de grandes marcas.
Segundo a pesquisa O Dia das Mães em 2022, realizada pela Globo, as lojas online de marketplaces vêm na sequência, com 29%, seguidas por revendedores (18%); lojas online que vendem apenas uma marca (14%) e plataforma de delivery (7%).
Entre os produtos mais citados dentre as opções de compras estão roupas (26%), perfumes (24%), flores (15%), chocolates e doces (15%) e eletrodomésticos (9%).
Com relação ao planejamento das compras, 53% dos consumidores devem deixar para comprar o presente na semana do Dia das Mães, na véspera da data ou no próprio dia.
Já 18% dos brasileiros pretendem diminuir o valor gasto com o presente do Dias das Mães deste ano. Para 29% dos participantes, isso se deve a uma situação financeira pior do que no ano passado.
A pesquisa também destaca que 37% dos brasileiros pretendem preparar uma refeição especial em casa. Entre os ingredientes que são considerados essenciais estão carnes (79%); grãos (79%); óleos e gorduras (73%); massas (68%) e molhos prontos (57%).
Imagem: Shutterstock