A geração millennial começa a empreender

Por Claudia Bittencourt*

A  geração millennial começa a empreender e vai influenciar o processo de expansão das redes de franquias.

Muitos estudos e pesquisas têm surgido sobre o comportamento do consumidor da geração millennial, porém uma indagação a ser feita para as empresas que atuam no franchising é: como será o comportamento dessa geração atuando como franqueados e como a marca vai atraí-los?

A globalização, a evolução da tecnologia, do digital e a mobilização vêm exigindo cada vez mais das empresas, mudanças nas formas de distribuir, expor, vender e divulgar seus produtos. O uso da tecnologia para  melhorar a  gestão do negócio e para aumentar a produtividade é algo que não se discute mais,  a conscientização dos empresários  sobre a necessidade de incorporar  tecnologia nos negócios  ampliou e com isso a condição dos negócios se manterem  competitivos e  sobreviverem.  Esse é um quadro do mundo ideal, no entanto ainda temos no mercado um grande número de empresas,  nos mais diversos segmentos,  que estão andando a passos lentos nesse sentido.

Além de todos os impactos da tecnologia nos  negócios, o mundo desperta para o comportamento da nova geração, os millennials, pessoas nascidas entre  1980 e 2000. Uma geração que está  se desenvolvendo no âmbito pessoal e profissional  paralelamente com a  evolução da internet,  do digital e do mobile.  A forma de pensar, consumir, imprimir valores e de se comunicar dessa geração pouco pode ser comparada com o comportamento das gerações das décadas anteriores.

Muito se falou dos desafios de manter e atrair talentos dessa geração, uma vez que buscam conhecer o propósito, as causas que as empresas defendem e os valores da marca e ainda, como lidam com as pessoas e que tipo de contribuição geram para a sociedade, qual a origem dos produtos e do lucro.

Agora, essa geração começa a empreender, atuando como administradores de seus próprios negócios, ou como franqueadores ou ainda como franqueados de uma rede.  Hoje, os millennials já representam  a maioria da força de trabalho das redes de franquias americanas e no Brasil  não é diferente.

O número de franqueados millennials, em algumas redes e em alguns segmentos, em especial o de serviços, começa a ser representativo comparativamente aos franqueados da geração baby boomer e a geração X – o que gera um desafio para os franqueadores no sentido de como lidar com esse perfil e como atraí-los para aderir e se engajar com seu sistema de franquias.

Os empresários do franchising terão que mergulhar a fundo nestas questões para avaliar o quanto estão preparados e o que vão   precisar mudar ou incrementar em seus negócios para não serem ignorados pelos millennials.

Algumas informações sobre o  comportamento dos  empreendedores/franqueados dessa geração podem ajudar nessa análise,  por exemplo:

Finalizando, franqueadores e profissionais do franchising devem ficar atentos pois eventuais conflitos com franqueados pode ter como causa a falta de acompanhamento da mudança de perfil desse parceiro e do suprimento de suas necessidades.

*Claudia Bittencourt (claudia.bittencourt@bcef.com.br) é sócia, fundadora e diretora-geral do Grupo BITTENCOURT

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