Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Destaque do dia

Americanas S.A reforça estratégia multicanal para a Black Friday

Empresa conta com operações combinadas entre as plataformas física, de e-commerce, logística e a fintech Ame Digital

  • de Redação
  • 4 anos atrás
Americanas S.A. expande reforça estratégia multicanal para a Black Friday

A Americanas S.A. está antecipando as ofertas da sua primeira Black Friday nos apps, sites e lojas físicas em todo o Brasil e reforçando a estratégia multicanal com operações combinadas entre as plataformas física, de e-commerce, logística e fintech Ame Digital.

A companhia, que já conta com uma estrutura logística com 24 Centros de Distribuição (CDs) em 11 Estados brasileiros, além do Distrito Federal, e mais de 2,2 mil lojas, expandiu áreas de armazenagem em CDs em que já opera e abriu, neste mês de outubro, mais um armazém na região Sul, em Curitiba (PR).

A Americanas S.A. ainda prevê a abertura de dois novos CDs, no Pará e na Bahia, em fase avançada de construção, além da inauguração de mais 100 lojas nos próximos meses. A expansão da capilaridade e da operação logística da companhia inclui a entrega de itens pesados em favelas onde atua, já nesta Black Friday, e a ampliação da oferta de diferentes inciativas que conectam os mundo online e offline. A empresa oferece diferentes modalidades de entrega, como a em até 3h – e até em 1h, em diversas cidades.

Presença em 800 cidades

A Americanas S.A. está presente em cerca de 800 cidades, de todos os Estados do Brasil e conta com uma base de 49 milhões de clientes ativos. A companhia quer ampliar sua omnicanalidade e oferecer ainda mais conveniência, com diferentes opções de entrega rápida em todo o Brasil.

Para atingir esse objetivo, a empresa aposta numa plataforma de logística ecoeficente e multimodal. Com a abertura do CD de Curitiba, a estrutura logística da companhia conta agora com 25 centros de distribuição, 215 hubs urbanos e mais de 2,2 lojas físicas – totalizando 2,5 milhões de m² de área total -, e mais de 17 mil pontos de coleta de pedidos em todos os Estados do Brasil, incluindo armários inteligentes (lockers) instalados em postos de gasolina, farmácias, shoppings e estações de metrô.

Para conectar todos esses pontos aos mais de 40 mil entregadores ativos cadastrados na nuvem a pontos de coleta e entrega, a Americanas S.A. adota o modelo logtech, que prioriza o uso intensivo de tecnologia e Inteligência Artificial na operação.

Abertura de novos CDs

Do início de 2020 até junho deste ano, a companhia abriu sete novos Centros de Distribuição, sendo cinco no último ano e dois no segundo trimestre de 2021, nos Estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. Foram realizadas, ainda, ampliações de três outras áreas, nos Estados do Ceará, Rio Grande do Sul e Espírito Santo.

Com a previsão de abertura de novos CDs nos próximos meses, a companhia pretende aumentar a participação das entregas em até 24 horas – que já representam 51% do total -, otimizar o abastecimento das lojas físicas nas regiões contempladas e alavancar o serviço de entrega a partir da loja mais próxima direto para a casa do cliente, em até três horas (ship from store). A modalidade representou 15% do total de entregas no segundo trimestre deste ano e tem adesão ainda maior dos clientes em grandes eventos, como a Black Friday.

Além de funcionarem como hub de distribuição, as lojas físicas são parte da última milha de entrega, funcionando como base para retirada de pedidos do e-commerce da companhia. Cerca de 200 lojas da Americanas já funcionam como unidades avançadas de estocagem e distribuição de produtos de pedidos online (dark stores), base para a operação de entrega ultrarrápida, em até 30 minutos, de itens de conveniência, como alimentos, bebidas higiene, cuidados pessoais e pet, entre outros. As novas lojas, em diferentes Estados do País, também nascem com áreas dedicadas à operação online, e reforçarão a logística da companhia neste fim de ano.

Para a Black Friday deste ano, a companhia está evoluindo ainda em seu projeto de entregas em favelas com o início da operação de entrega de itens pesados em Paraisópolis – segunda maior favela do Estado de São Paulo. Os mais de 100 mil moradores poderão receber eletrodomésticos, como geladeiras e fogões, na porta de casa, ampliando o leque de itens disponíveis para a entrega pelo e-commerce da companhia. Com foco em inclusão, empregabilidade e capacitação, a iniciativa conta com a parceria do G10 favelas e a startup Favela Brasil Xpress, em comunidades do Rio de Janeiro e de São Paulo, e já atingiu picos de 1.300 entregas diárias.

Imagem: Divulgação

  • Categories: Destaque do dia, E-commerce, Notícias, Varejo
  • Tags: AmericanasBlack FridayBrasilclienteClientescomérciocomportamentocomprasconsumodigitalempresasestratégiaexpansãoexperiênciainfratestruturainovaçãoLogísticalojalojasmarcasmercado&consumoonlinetecnologiaVarejistasvarejo

Conteúdo Relacionado

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

de Redação 20 de maio de 2025

IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

de Marcelo Antoniazzi 20 de maio de 2025

Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025

de Redação 20 de maio de 2025

A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil

de Jorge Gonçalves Filho 20 de maio de 2025

Budweiser lança embalagens temáticas para Copa do Mundo de Clubes da Fifa 2025

de Redação 20 de maio de 2025

Abvtex lança guia para incentivar uso de materiais sustentáveis na moda

de Redação 20 de maio de 2025

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp

de Redação 19 de maio de 2025

Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

de Redação 19 de maio de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile