Impulsionada principalmente pela implementação de estratégias voltadas para o e-commerce, a Vem, empresa especializada em utensílios para o setor de alimentação e consumidores finais, registrou um aumento de 20% em seu crescimento em comparação com o ano anterior. A companhia também adotou novas abordagens de branding e posicionamento de sua marca, o que contribuiu para esse aumento.
Todos esses movimentos e iniciativas estão impulsionando a Vem a explorar novos negócios e nichos, fortalecendo a presença da marca tanto no mercado nacional quanto internacional. Isso está ampliando sua participação em diversos setores, incluindo Horeca (bares, hotéis, restaurantes, buffets, cafés, padarias, confeitarias, lanchonetes, hospitais, sorveterias e casas de açaí) e junto ao consumidor final.
“Para ampliar a atuação no mercado, estamos adotando estratégias segmentadas para marketplaces, novas táticas de branding e posicionamento da marca que já se mostraram acertadas, ampliando mercado e conquistando novos consumidores”, explica Renata Oliveira, diretora da Vem.
Mercado internacional
A Vem já possui presença no Paraguai e Uruguai, realizando envios regulares de seus produtos da linha Horeca (BHR). A empresa planeja expandir de forma estratégica em 2024, focando nos mercados mais desenvolvidos dos Estados Unidos e Europa.
“Oferecemos algo a mais para esse segmento, com produtos de qualidade e sustentáveis, aliados à matéria-prima 100% virgem e de alta qualidade, design moderno e cores que seguem a tendência internacional, tornando-nos bastante competitivos para um público altamente exigente e que leva muito à sério a questão da qualidade e eficiência dos produtos”, afirma Ricardo Oliveira, diretor da Vem.
O primeiro passo para aumentar sua presença e ganhar mercado em outros países foi através da participação em feiras e eventos internacionais. Ficou evidente que o valor agregado aos produtos atende plenamente às necessidades do mercado internacional, ajudando na otimização e economia das operações de cozinha.
Sustentabilidade
O meio ambiente é um tema amplamente discutido atualmente, e a Vem reconhece a importância de conscientizar a sociedade sobre os problemas ambientais globais. Em parceria com a entidade Eureciclo, a empresa busca promover a sustentabilidade.
No Brasil, o consumo excessivo de copos descartáveis tem impactos significativos no meio ambiente. Para combater isso, a Vem lançou o projeto “Adote um Copo”, envolvendo todos os seus 71 colaboradores. A iniciativa reduziu o uso mensal de 6.248 copos descartáveis, economizando aproximadamente R$ 3.936,24 em nove meses.
Essas ações simples, como o uso de produtos reutilizáveis, não apenas economizam a longo prazo, mas também contribuem para um futuro mais sustentável. É essencial que as empresas adotem soluções de reciclagem e descarte adequado, priorizando o bem coletivo e cultivando hábitos que respeitem o meio ambiente.
Imagem: Divulgação