A um mês da Black Friday, alguns produtos já registram aumento nos preços

Levantamento do Buscapé observa aumento de preços entre as primeira e a terceira semanas de outubro

A um mês da Black Friday, alguns produtos já registram aumento nos preços

Black Fraude e ofertas de produtos custando a metade do dobro são preocupações recorrentes dos consumidores. Hoje, com a tecnologia disponível e a experiência dos clientes com a data promocional é bem mais difícil enganar os compradores. Além disso, o Buscapé, plataforma de comparação de preços, fez um levantamento a menos de um mês da Black Friday e já identificou aquelas categorias que estão aumentando o preço.

Segundo o Buscapé, a movimentação é um indicativo importante para os consumidores, que devem acompanhar de perto a evolução das ofertas e aproveitar as melhores oportunidades de compra.

Entre os itens que já estão apresentando alta, destacam-se as categorias de tênis, com um aumento de 36% no preço médio, geladeira (13%), ar-condicionado (7%), fogão (4%), lavadora de roupas (3%), micro-ondas (2%), tablet (2%), console de videogame (1%) e TV (1%). As categorias de notebook e celular e smartphone registraram queda de 3%.

A oscilação de preços foi observada entre as primeira e terceira semanas de outubro, no período que corresponde aos dias 1º a 10 e 15 a 22, respectivamente.

“A variação de preços antes da Black Friday é comum, mas os consumidores devem estar atentos para evitar cair em falsas promoções. O monitoramento contínuo com ferramentas de comparação de preços, como o Buscapé, é fundamental para garantir que as compras realmente resultem em economia”, destaca Francisco Donato, superintendente-executivo da Mosaico no Banco PAN.

Data promocional

A Black Friday é a data promocional que marca o início das compras de Natal nos Estados Unidos. Evento comercial daquele país, ocorre um dias depois da celebração da Ação de Graças.

O varejo brasileiro importou o evento há 15 anos. Hoje, é uma das datas mais esperadas do ano pelo comércio, setor de serviço e pelos consumidores. As diversas pesquisas têm apontado expectativas bastante positivas em todas as pontas da jornada de compra.

Um levantamento feito pela Privalia apontou que 73% dos consumidores preferem aproveitar promoções ao longo do mês de novembro. Além disso, 39% iniciam suas buscas por promoções um mês antes, em outubro. O ticket médio planejado para cada compra é de R$ 500. Os comerciantes, por sua vez, estão otimistas: 60% acreditam que irão vender mais que no ano passado, segundo uma pesquisa encomendada pela Cielo.

Pesquisa realizada pela FecomercioSP indica que o comércio eletrônico espera faturar R$ 11,63 bilhões na semana da Black Friday. O Mercado Livre lançou uma premiação de R$ 1 milhão para lojistas de seu marketplace, estimulando os vendedores a se prepararem para o evento.

Na área de logística, a DHL, que prepara uma operação especial para a temporada, fez uma pesquisa junto às pequenas e médias empresas norte-americanas e descobriu que 65% delas esperam vender mais na Black Friday deste ano.

Imagem: Shutterstock

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