Modelos de assinaturas e vendas recorrentes impulsionam fidelização e receita

Juliana Duarte, da SetYou, e Alexandre Oliveira, da PagBrasil, discutem como estratégia pode fortalecer marcas

Nos últimos anos, os programas de assinaturas e vendas recorrentes têm ganhado destaque no mercado brasileiro. Empresas de diferentes segmentos – de alimentação e beleza à entretenimento e educação – têm investido no modelo, que oferece conveniência e personalização aos clientes ao mesmo tempo que cria uma receita previsível para os negócios.

A adesão ao modelo de assinatura reflete uma mudança no comportamento do consumidor, que busca comodidade e deseja experiências contínuas e customizadas. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o setor de assinaturas movimentou R$ 1 bilhão em 2023, um crescimento que aponta para o amadurecimento desse mercado e para o potencial de retenção de clientes.

A popularidade dos programas de assinaturas também representa vantagens operacionais para as empresas. Ao gerar receita recorrente e previsível, esses modelos permitem um planejamento mais eficiente, além de melhorarem a gestão de estoque e logística.

Juliana Duarte, fundadora e CEO da SetYou, e Alexandre Oliveira, head of Sales and Business Development na PagBrasi, participam do Bora Varejar, um podcast exclusivo da Mercado&Consumo, para falar sobre vendas por assinaturas e suas oportunidades de negócios.

“Além de serem leais, os assinantes ajudam na construção da marca e a entender qual caminho escolher. A assinatura é uma ótima ferramenta para a recorrência do negócio e cabe ao empreendedor uma autorreflexão para decidir se o seu produto não pode ser vendido por uma assinatura semestral ou até mesmo anual”, explica Juliana Duarte.

O modelo de negócio também contribui para a criação de um relacionamento mais próximo com o cliente, que permanece em contato com a marca por longos períodos. Para o consumidor, além de conveniência, há a possibilidade de experimentar novos produtos com regularidade e sem compromisso.

“O ponto é a criação de uma comunidade. É um negócio que exige esforço e curadoria para engajar o consumidor durante todo o período de relacionamento”, afirma Alexandre.

Confira o episódio na íntegra:

A temporada 3 do Bora Varejar está disponível no YouTube da Mercado&Consumo e chega acompanhada de diversos líderes do mercado. São mais de 30 episódios com insights valiosos sobre o mundo do varejo.

Imagem: Mercado&Consumo

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