Vibra retoma BR Mania e encerra parceria com a Americanas após pagamento de R$ 192 milhões

O valor equilibra o volume de negócios Local e BR Mania que não eram equivalentes

A Vibra Energia S.A. e a Americanas, em recuperação judicial, concluíram nesta sexta-feira, 1º de dezembro, o fim da parceria entre as empresas para o negócio de conveniência. Com isso, a BR Mania volta a ser exclusivamente controlada pela distribuidora de combustíveis e a Vem, 100% pela varejista.

O termo de encerramento da sociedade, denominada Vem Conveniência S.A., foi assinado em 23 de agosto deste ano e previa, desde à época, o pagamento de R$ 192 milhões à Americanas, já que o volume de negócios Local e BR Mania não eram equivalentes dentro da participação igualitária prevista na assinatura da Vem.

Um boletim institucional divulgado no site da Vibra em agosto informou que o negócio de conveniência cresceu desde a formação da parceria e que os resultados demonstravam uma colaboração bem-sucedida. Porém, o comunicado ressalta, em seguida, que a “decisão de tratar a conveniência como um negócio separado foi uma acertada”, sem oferecer mais explicações.

Ainda de acordo com as informações disponibilizadas pela Vibra sobre esse acordo, as lojas BR Mania faturavam R$ 90 mil por mês em média antes da parceria e saltaram para R$ 110 mil mensais depois da criação da Vem. “Esse é um indicador do valor que a empresa vem gerando para seus franqueados”, informa o boletim.

Com o cumprimento do termo pelas empresas, a Americanas divulgou comunicado oficial ao mercado e aos investidores sobre o término da sociedade, as novas denominações para fins comerciais e o pagamento feito nesta quinta-feira, 30 de outubro.

Novo momento

No mesmo comunicado, a Vibra destacou que a retomada da BR Mania marcaria um novo momento para a conveniência dos Postos Petrobras, não só pela importância “para a jornada dos consumidores, como também para franqueados e revendedores, na adição de serviços para seus clientes”.

A expectativa da distribuidora de combustíveis é promover maior “integração entre as marcas do ecossistema dos postos Petrobras, ampliando a proposta de valor para os consumidores, para a revenda e para os franqueados.

Imagem: Shutterstock

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