Nescau compara vida de jovem à de canudo deixado no mar por 20 anos

O que pode acontecer na vida de um ser humano ao longo de 20 anos? Muitas coisas. Não se pode dizer o mesmo de um canudo plástico deixado no mar pelo mesmo período. Essa é uma das provocações que a marca Nescau, da Nestlé, faz em dois comerciais que já estão no ar na TV e na internet como parte do movimento “Joga Junto”. A campanha faz parte do compromisso assumido pela da marca de substituir 100% de seus canudos plásticos pelos de papel em 2021.

Desde dezembro passado, a marca aumentou suas metas para a redução do uso de plástico em seus produtos. Em 2019, a empresa anunciou que retiraria parte dos canudos plásticos do produto Nescau pronto para beber. Agora, a substituição vai se estender também para todo o portfólio de bebidas da Nestlé, o que vai fazer com que a empresa deixe de utilizar mais de 300 milhões de canudos plásticos por ano a partir deste ano.

A campanha do movimento “Joga Junto” é composta por dois filmes que narram as mudanças na vida de dois personagens ao longo de duas décadas. A peça “Teodoro” expõe uma série de fotos de um menino desde a infância até a chegada à vida adulta. As imagens mostram a relação dele com a escola, com o esporte e com a família. A tela é dividida em duas partes e a outra mostra a “vida” imutável de um canudo de plástico descartado no mar pelo mesmo período de tempo.

Lógica semelhante é usada no filme “Safira”, em que a personagem é apresentada desde a infância, com passagens que mostram sua adolescência e as escolhas que a jovem fez em relação à sua identidade e à forma como ela se vê no mundo. Ao mesmo tempo em que tantas transformações são compartilhadas, a vida do canudo de plástico no mar permanece a mesma.

Os filmes foram criados pela agência Ogilvy Brasil. “O nosso ponto de partida para essa campanha foi muito simples. Percebemos que nós, seres humanos, mudamos o tempo todo, enquanto o canudo de plástico, não. Ele segue imutável e, se descartado no lugar errado, gera consequências para o Planeta. Então, conectamos os pontos e chegamos no insight do projeto. Por isso finalizamos os filmes com uma inspiração e um convite: de canudo em canudo a gente muda o mundo”, afirma o diretor de criação executivo da agência, Marcio Fritzen.

Embalagens também foram modificadas

Além da troca dos canudos plásticos, a marca Nescau promoveu outras iniciativas para reduzir o uso de materiais de embalagens em sua linha de bebidas fabricadas na unidade de Feira de Santana (BA). Após uma série de pesquisas e investimentos, a empresa decidiu que os plásticos que mantêm unidas as embalagens de Nescau pronto para beber nos packs de três, nove e 27 unidades serão substituídos por envoltórios de papel, resultando na redução do uso de 278 toneladas de plástico.

Utilizando um novo sistema, com uso de cola para manter pallets unidos, a companhia também conseguiu retirar os plásticos que envolviam os produtos que saíam da fábrica para distribuição. Com isso, serão reduzidas mais 16 toneladas de materiais plásticos por ano. No total, as ações de retirada dos canudos, shrink e stretch film, juntas, vão resultar na redução de mais de 420 toneladas de plástico.

Desde fevereiro de 2019, a marca tem uma parceria com o Projeto Tamar, que atua na busca pela preservação das tartarugas-marinhas ameaçadas de extinção. Uma das iniciativas que resultaram da parceria é o Projeto Tamarear, que promoveu, ao longo de 2020, aulas de biologia, surf e consciência ambiental para 24 crianças em Fernando de Noronha (PE). Outra frente importante foi a aquisição de transmissores via satélite que serão implantados em tartarugas para que elas possam ser monitoradas em tempo real por biólogos.

Em 2020, Nescau também criou um novo produto orgânico pronto para beber, em embalagem que dispensa o uso de tampas plásticas. Com a novidade, a empresa vai evitar a utilização de mais de 600 mil tampas por ano, o que equivale a cerca de 2,6 toneladas de plástico. Além disso, vai evitar o descarte incorreto das tampas.

O objetivo da Nestlé é, até 2025, tornar todas as suas embalagens recicláveis ou reutilizáveis em todo o mundo, em um trabalho que passa por repensar materiais, desenvolver cadeias de coleta seletiva e engajar e educar consumidores e parceiros.

Imagem: Divulgação

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