O Omni PDX precisa de PESSOAX

O Omni PDX precisa de PESSOAX

A recente edição do Interactive Retail Trends, promovida pela Gouvêa Experience em São Paulo, teve como destaque a apresentação do conceito de Omni PDX. Eduardo Yamashita, COO da Gouvêa Ecosystem, reforçou que o varejo está sendo pressionado para assumir um inovador compromisso com o consumidor.

“O PDV (ponto de venda) deixou de ser um lugar onde a oferta encontra a demanda. Tudo é ponto de contato com o consumidor agora. Então temos o Omni PDX, em que o ‘X’ representa tudo. Ele é um ponto de tudo”, disse Yamashita.

O evento foi riquíssimo de informações sobre tendências do setor de varejo e consumo. Tivemos Luiz Alberto Marinho, sócio-diretor da Gouvêa Malls, falando sobre a retomada das lojas físicas.

Marcos Gouvêa de Souza, fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, apresentou dados macroeconômicos do setor e ressaltou a importância do varejo na geração de postos de trabalho formais. São 8,9 milhões de trabalhadores, o que representa 20,6% de todos os empregos formais registrados no Brasil. Se considerarmos apenas empregos privados, o índice sobe para 23,7%. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Gouvêa também apresentou dados do IBGE, demonstrando a significativa evolução da participação do varejo no PIB brasileiro. No ano passado, esse índice ficou em torno de 28%.

As tendências e indicadores acima nos dão excelentes e otimistas perspectivas para o setor de varejo e consumo e, principalmente, para a economia nacional. Mas não será simples. A pouca qualificação dos trabalhadores brasileiros, os baixos índices de produtividade nacional e a inflação crescente são “pedras no caminho” – pedregulhos!

O Omni PDX exigirá novas formatos de negócios, modelos de atendimento diferenciados, tecnologias de aumento de eficiência e redução de custos operacionais e financeiros e, principalmente, PESSOAX (pessoas qualificadas para o Omni PDX).

Praticamente todos que subiram ao palco do Interactive Retail Trends mencionaram a importância de pessoas e a necessidade latente de humanização do varejo. Até os especialistas em tecnologia disseram que as inovações do setor não adiantarão muita coisa se as empresas não investirem em pessoas e em mudança cultural.

Meu último artigo, escrito ainda quando estava em Nova York e impactado por tudo que vi naqueles dias de NRF 2023, falou sobre novos quatro “Ps” do varejo: Propósito, Pessoas, Personalização e Profissionalização. Juntos, eles potencializarão exponencialmente a revolução do varejo na direção do Omni PDX e fortalecerão o desempenho do setor e de nossa economia.

Avançando sobre essa visão dos novos quatro “Ps”, enxergo que os varejistas deverão rever significativamente sua estrutura organizacional. Será preciso repensar:

Uma coisa é certa: o varejo físico voltou com força e pessoas são fundamentais nesse canal. Mas os varejistas precisam transformar seus modelos no caminho do Omni PDX para continuarem operando nesse novo cenário de mercado. Então, inicie pelas revisões da estrutura organizacional. Sem PESSOAX, não há Omni PDX.

Luiz Guilherme Baldacci é sócio-diretor da Friedman.
Imagem: Shutterstock

Sair da versão mobile