O Grupo Leveros, que usa tecnologia própria para comercialização de aparelhos de climatização e refrigeração e vende esses itens por e-commerce, lojas, call center e marketplace, investiu R$ 10 milhões na web.art group, empresa especializada em oferecer soluções de e-commerce com atuação nacional.
A operação, feita por meio da holding de participações acionárias do grupo, tem como objetivo unir expertises para ambos os negócios, potencializando operações e estratégias. O Grupo Leveros terá uma participação minoritária e direito a uma cadeira no Conselho de Administração da web.art group.
Completando 45 anos de sua fundação em 2023, o Grupo Leveros vem ampliando suas frentes de atuação e profissionalizando a gestão ao longo dos anos. Além do segmento de refrigeração e climatização, em 2019, passou a atuar também com a distribuição de equipamentos para energia solar e, mais recentemente, lançou uma plataforma para o desenvolvimento de prestadores de serviços.
Presença no interior de SP
Com a matriz estabelecida em Assis, no interior do Estado de São Paulo, a Leveros possui cinco lojas próprias, sendo uma delas na cidade da sede e as demais em Araçatuba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto e na capital paulista.
A empresa também conta com duas franquias, em Salvador (BA) e Itapema (SC), e se prepara para a inauguração da terceira unidade neste modelo, em Fortaleza (CE), em 2023. Em dois anos, a projeção é estar presente nas principais capitais brasileiras.
Já a web.art group, criada em 2006, em Birigui, também no interior paulista, é uma das pioneiras em desenvolver tecnologias e serviços para vendas online, com foco em alta performance. Com atuação nacional, a empresa registrou aumento de 60% em seu faturamento no ano passado, e também obteve resultados recordes, ampliando em 25% a base de clientes.
Estratégia de negócios
O fortalecimento do time interno de tecnologia e a criação de uma diretoria de TI com foco em governança e estruturação de escalabilidade estão entre as mudanças previstas pelo Grupo Leveros a partir da troca estabelecida com a web.art group.
“Nossa participação na empresa vai gerar ganhos do ponto de vista estratégico e também operacional. Vamos, mais uma vez, ampliar a diversificação de atuação da nossa companhia. Esperamos também absorver da web.art group muito conhecimento para gerar mais agilidade e segurança em nossas operações virtuais. Além disso, investiremos cada vez mais na integração das lojas físicas e digitais”, destaca o CEO do Grupo Leveros, Tiziano Pravato Filho.
Conforme Tiziano, as operações das empresas continuarão autônomas e independentes, porém, serão beneficiadas pela sinergia entre elas. A partir da operação conjunta, está prevista para 2023 a co-criação de uma plataforma de vendas B2B2C (Business-To-Business-To-Consumer), mantendo agilidade e liberdade de criação com diferenciais competitivos baseados em tecnologia. A modalidade desta ferramenta será pioneira no mercado.
Já para web.art group, o investimento promoverá o aprimoramento estratégico com um trabalho de governança corporativa, além de oportunizar a contratação de executivos de mercado com background para acelerar a curva de crescimento. “A empresa tem evoluído rapidamente nos últimos anos, não apenas em faturamento, como também em seu quadro colaborativo. Vemos essa parceria não apenas como uma questão estratégica, visando a aceleração da evolução dos nossos produtos, como, também, para criar uma base mais sólida para nossos colaboradores”, destaca o CEO da web.art group Edmilson Maleski.
Imagem: Divulgação