Criado há 14 anos pela Associação Brasileira de Varejo Têxtil (Abvtex), o Programa Abvetx de monitoramento e desenvolvimento da cadeia produtiva passou por vários processos de aperfeiçoamento até chegar à sua versão atual, que contempla 185 requisitos.
Segundo a associação, é fundamental que os interessados conheçam as diretrizes que abrangem os diversos aspectos das operações das empresas, incluindo conformidade legal, direitos dos trabalhadores, práticas da gestão da cadeia de suprimentos, avaliação dos impactos ambientais, entre outros aspectos fundamentais para o negócio.
O programa de treinamento é composto por duas propostas diferentes. Uma delas é a Trilha de Auditores, direcionada para profissionais da área, traz 14 módulos com temas abrangentes, como tipos de auditoria e critérios de aprovação, condições de trabalho, saúde e segurança do trabalho, coleta de evidências e descrição das inconformidades e etapas e condução da auditoria.
A outra alternativa foi desenvolvida para empresas, consultores e interessados em se aprofundar nas mudanças da versão 5.0. O Programa e Diretrizes oferece 10 módulos e aborda temas como formalização e documentos, validação da cadeia produtiva e transparência e práticas de gestão. Os interessados participam de videoaulas, recebem e-books, têm acesso a podcasts e materiais complementares e ainda passam por avaliações.
Atualizações
Desde sua criação, em 2010, foram realizadas 56.086 auditorias. O balanço de fevereiro soma 3.910 empresas aprovadas, beneficiando diretamente 389.232 trabalhadores diretos na produção com seus direitos garantidos. O programa alcança empresas em 652 municípios de 18 Estados.
“Estes são os resultados do trabalho colaborativo realizado ao longo destes 14 anos e evidencia a importância da valorização das melhores práticas rumo ao desenvolvimento sustentável”, aponta Angela Bozzon, gerente do Programa Abvtex.
Ao notar a crescente busca por maior conhecimento sobre tais requisitos, a associação em parceria com o Bureau Veritas, líder mundial em Teste, Inspeção e Certificação (TIC), lança um treinamento online que promove o conteúdo técnico das normas e diretrizes do Programa, com uma compreensão abrangente das questões sociais, ambientais e éticas que impactam a indústria.
“Sobretudo, buscamos destacar a importância do desenvolvimento sustentável, incentivando as empresas a adotarem práticas que não apenas atendam aos requisitos atuais, mas que também considerem os impactos positivos a longo prazo”, ressalta Angela.
“A parceria da Abvtex com o organismo certificador Bureau Veritas vem de muitos anos e ao juntarmos nossas experiências e expertises, auxiliamos o crescimento desses profissionais e, consequentemente, do setor. O objetivo é incentivar cada vez mais a adoção de práticas que atendam todos os requisitos, que também contribuam positivamente para o impacto ambiental e social a longo prazo e aumentem a transparência em toda a cadeia de produção têxtil do país”, diz Andressa Lisboa, diretora de Certificação do Bureau Veritas.
O programa destina-se a promover melhorias na organização e estrutura da empresa, o cumprimento da legislação e segurança em questões trabalhistas, vantagem competitiva, melhoria na imagem e credibilidade, abertura de mercado e novos negócios, conscientização sobre a sustentabilidade e temas socioambientais.
De acordo com a associação, uma pesquisa recente constatou que 90% dos fornecedores do varejo de moda participantes do Programa recomendam a iniciativa para outras empresas do segmento.
Para a entidade, “os resultados impressionam e revelam a magnitude do programa em nível nacional, estimulando os empresários a adotarem a agenda ESG, que são as práticas ambientais, sociais e de governança nas empresas”.
Imagem: Divulgação