Ex-controladora da Starbucks e Subway no Brasil, a SouthRock teve seu plano de recuperação judicial homologado pela 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo em 31 de março de 2025. Aprovado pela maioria dos credores, o plano garante a continuidade das operações e a reestruturação financeira da companhia.
“A empresa agradece aos seus credores e fornecedores pelo apoio, assim como aos seus colaboradores pela resiliência e dedicação desde o início do processo. A SouthRock entra em uma nova fase de estabilização, disciplina operacional e fortalecimento de sua governança corporativa”, informou a companhia.
O plano homologado contempla a monetização de ativos supervisionada pelo Judiciário, a aplicação de medidas contínuas de transparência e proteção das operações, além da expectativa de venda de Unidade Produtiva Isolada (UPI) ou eventual financiamento DIP.
Crise na SouthRock
Com dívidas estimadas em R$ 1,8 bilhão, a SouthRock entrou na Justiça com pedido de recuperação judicial em 31 de outubro de 2023.
A empresa era operadora das marcas Starbucks e Subway no Brasil, que teve os diretitos comprados pela Zamp. A rede de cafeterias foi o primeiro empreendimento a refletir a crise da companhia no final de 2023. Além da falta de insumos e matéria-prima, dezenas de lojas foram fechadas e os funcionários, demitidos, em meio à reestruturação do negócio.
Já a rede de lanchonetes apresentou sinais mais evidentes de problemas financeiros a partir deste ano. Por falta de pagamento dos royalties, a matriz norte-americana retomou a operação ainda em 2023. Em setembro de 2024, o Cade aprovou a aquisição do Subway pela Zamp.
Imagem: Reprodução/site