A Multiplan Empreendimentos Imobiliários divulgou seu balanço do primeiro trimestre de 2019. No primeiro trimestre, as vendas dos lojistas dos shopping centers cresceram 2,4%, chegando a R$ 3,5 bilhões. No último trimestre do ano passado a empresa já havia alcançado 7,8% de crescimento e conseguiu continuar evoluindo apesar do fechamento de uma grande cadeia de lojas âncoras ao longo de 2018 e do adiamento do feriado da Páscoa que, em 2018, foi em março e, em 2019, migrou para abril.
As vendas foram impulsionadas pelo crescimento de dois dígitos em três shopping centers: ShoppingSantaÚrsula, que aumentou 14,6% devido às mudanças no mix; ao aumento de 12,6% no ParkShopping Canoas, que completou um ano de operação em novembro de 2018; e JundiaíShopping com um aumento de 12,5%, também beneficiado pelas recentes mudanças no mix e pelo sucesso das recentes inaugurações. Vale destacar também o aumento de 9,1% nas vendas do Village Mall, devido, principalmente, ao sucesso das operações de restaurantes adicionadas ao longo de 2018.
As vendas nas mesmas lojas (SSS) aumentaram 2,1% no primeiro trimestre, mesmo com o efeito da sazonalidade mencionada acima, sendo impulsionadas pelo segmento de Serviços, que apresentou o maior aumento de vendas, de 6,3%.
A receita de locação alcançou R$ 250,4 milhões no período, um crescimento de 4,1% sobre o mesmo trimestre do ano anterior, principalmente por conta do efeito do reajuste do IGP-DI de 5,3% no trimestre. O aluguel nas mesmas lojas (SSR) alcançou crescimento de 6,3%, ultrapassando o efeito de ajuste da inflação nos contratos de locação que fechou o primeiro trimestre em 5,3%. Os shoppings continuam apresentando uma ótima ocupação com sua taxa final de 97,5%. Em dez shoppings centers da companhia, ela é superior a 98%.
A Receita Operacional Líquida (NOI), importante indicador do setor imobiliário que representa a soma da receita de uma propriedade descontados os custos e despesas necessários para operá-la, totalizou R$ 277,4 milhões no primeiro trimestre, crescendo 2,4% sobre o mesmo período do ano anterior, beneficiada pelo aumento das receitas de locação e de estacionamento, apesar do aumento das despesas de shopping center durante o período.
No primeiro trimestre deste ano, o EBITDA alcançou R$ 230,5 milhões, uma redução de 0,9% em relação ao mesmo período do ano anterior, resultado principalmente do impacto contábil na conta de remuneração baseada em ações, que aumenta a linha de despesas quando a ação se valoriza. Excluindo esse efeito em ambos os períodos, o EBITDA teria crescido 4,6%, atingindo R$ 241,5 milhões.
O lucro líquido apresentou uma redução de 6,3% no primeiro trimestre e somou R$ 91,9 milhões, por conta, principalmente do mesmo efeito citado anteriormente. Se desconsiderada essa linha, o lucro líquido teria crescido 6,7%, alcançando R$102,9 milhões sendo impulsionado pelo aumento de 5,4% na receita líquida.
A Multiplan lançou em abril seu 20º shopping, o ParkJacarepaguá. O projeto de aproximadamente 39.000 m² de área bruta locável (ABL) terá 249 operações, incluindo 11 âncoras e megalojas, um supermercado, um centro de eventos multiúso, seis salas de cinema, um parque de diversões indoor, 29 operações na praça de alimentação, e aproximadamente 2.000 vagas. A sua obra está gerando 1.200 empregos e sua operação cerca de 3.000 empregos diretos.
A empresa também anunciou um acordo de investimento com a Delivery Center, mediante a aquisição de 18,79% de seu capital, num investimento de R$ 12 milhões, mais o direito de exclusividade operacional nos shoppings da companhia. A Multiplan adquiriu 20% do BH Shopping, por R$ 360 milhões, passando a possuir 100% do ativo.
Confira a análise de Luiz Alberto Marinho, sócio-diretor da GS&Malls, dos números e perspectivas para o setor:
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