A Mercado Ads, vertical de publicidade digital e retail media do Mercado Livre, anunciou o início de uma parceria estratégica com a Disney+ para oferecer e distribuir anúncios em vídeo dentro da plataforma de entretenimento. A solução, que será oferecida no pacote “Disney+ Publicidade”, está disponível para a América Latina, incluindo o Brasil, onde 70% do inventário de mídia para o terceiro trimestre deste ano já havia sido contratado nesta segunda-feira, 1º.
Diretor sênior de Mercado Ads no Brasil, Mario Meirelles disse que a inserção das publicidades será definida pela Disney+ e que, nesse primeiro momento, a estratégia está voltada para grandes marcas, uma vez que a produção de vídeos exige investimentos mais robustos, assim como a adesão ao negócio.
A publicidade, no entanto, não será disparada igualmente para todos os usuários. “Quando a marca anunciar na Disney, ela usa essa capacidade de segmentação da audiência que a gente tem para direcionar o seu produto”, explica Meirelles.
Na prática, cada usuário, segundo o seu perfil, receberá o anúncio mais relevante para o seu momento de compra ou de interesse previamente mapeados. Sem dúvidas, a ferramenta aumenta a probabilidade de conversão, mas Meirelles pontua o interesse na promoção de conhecimento sobre um produto, que passa, a partir desse contato com a publicidade, a fazer parte da decisão de compra do consumidor.
Ainda segundo o executivo, a compra pode ocorrer em outro momento, até mesmo em uma loja física, contudo, por ser um membro do Mercado Livre, é maior a chance do consumidor pesquisar pelo item e adquiri-lo na própria plataforma de e-commerce.
Em síntese, os anunciantes terão à disposição a base da audiência do Mercado Livre – qualificada com dados e inteligência pelo Ads – e a capacidade de engajamento e entrega do streaming Disney+. Os usuários que assinarem o Meli+ por R$ 17,99 terão acesso ao “Disney+ Publicidade” sem nenhum custo adicional. Além do conteúdo direcionado para o público infantojuvenil, o plano incluirá acesso à ESPN, com foco em esportes, e Star+, com portfólio de filmes para público adulto. Meirelles ressalta a presença de categorias de filmes e séries icônicos, como Star Wars e Marvel, por exemplo, que reúnem fãs de todas as idades.
O Mercado Livre reúne, hoje, 53,3 milhões de compradores em toda América Latina. De acordo com os dados da companhia do 1º quadrimestre de 2024, foram vendidos 385 milhões produtos no período, sendo realizadas 50 vendas por segundo na plataforma digital e 7 itens adquiridos por comprador único. Todas as milhares de transações do e-commerce geram dados e insights valiosos que permitem conhecer o estilo de vida e os interesses de compra dos usuários. Dessa forma, os anúncios são direcionados em consonância com as preferências individuais para que a experiência de compra seja mais personalizada e eficaz. Nesse quesito, aliás, a plataforma vendeu 418 milhões de anúncios somente nos primeiros quatro meses do ano.
A distribuição dos anúncios, segundo Mario Meirelles, seguirá as regras e políticas da Disney+. Ele garante que as marcas terão um ambiente seguro para a veiculação dos anúncios, cujas barreiras compõem a política de publicidade da plataforma de entretenimento.
“A gente tinha começado com vídeo já com o Mercado Play, que é uma plataforma de vídeos do Mercado Livre. E agora essa parceria com a Disney amplifica e muito essa oferta. Primeiro, porque é a Disney, e a gente está falando de um dos principais players do streaming do País. Segundo, porque é um conteúdo altamente seguro e ambiente safe”, destaca o executivo.
Números do segmento e próximos passos
O Mercado Ads na América Latina deve fechar o ano em US$ 1 bilhão em negócios. Apesar do número expressivo, os dados da publicidade digital, especificamente de investimentos em retail media, revelam oportunidades de crescimento.
Com dados da Emarketer, empresa de pesquisa de mercado especializada em marketing digital, Meirelles comenta que, no Brasil, apenas 6% a 6,5% de todo dinheiro investido em publicidade digital são destinados a retail media. Segundo ele, nos Estados Unidos, são destinados entre 16% e 17%, na Europa, de 13% a 14%, e na China, 39%. “Mas, claramente, se a gente comparar com a Europa, que está em uma maturidade um pouco abaixo dos Estados Unidos, existe uma avenida grande. A própria expectativa da Emarketer é que, em 2028, a gente já esteja chegando nos Estados Unidos”, analisa.
O Mercado Ads está em contínua expansão e buscará novas parcerias com outros conteúdos e publishers para amplificar sua oferta de publicidade. Além da Disney+, a empresa planeja anunciar outras colaborações relevantes até o final do ano, seguindo uma estratégia semelhante à de grandes players como Walmart e Amazon. A evolução incluirá melhorias na entrega de vídeo, novas capacidades de segmentação e métricas avançadas para anunciantes.
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