A ABCOMM (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), fundada em maio do ano passado, realizou o estudo “Logística no E-commerce Brasileiro”, em junho deste ano. Para o presidente da ABCOMM, Maurício Salvador, “a operação está ganhando a guerra no cenário econômico mundial. Na operação há um grande potencial de ganho de performance, os processos precisam estar bem desenhados para suportar o crescimento no número de pedidos”.
O estudo entrevistou mais de 250 lojas virtuais e contou com apoio da Brazil Panels e Ecommerce School. Foram considerados três pontos: armazenagem, frete e manuseio. Confira alguns dados referentes às lojas virtuais no Brasil:
Armazenagem
– 82% tem armazenagem própria;
– 93% das empresas utilizam os Correios;
Transporte
– 13% têm frota própria;
– 89% utilizam o serviço dos Correios PAC e 84% usam Sedex;
– 23% das empresas utilizam diferentes transportadoras por regiões;
– 64% usam o frete rodoviário;
– 58% dos custos estão relacionados a frete; 23% armazenagem e 19% manuseio;
Frete
– 55% das lojas virtuais repassam o custo do frete para o cliente;
– 66% das empresas que oferecem frete grátis citam como motivo principal gerar aumento das vendas;
Entrega
– O principal problema nas entregas das lojas virtuais é atraso com 61%.