A Caixa Econômica Federal (CEF) deve lançar, na próxima semana, um programa direcionado ao público feminino, o Caixa Pra Elas. Segundo o banco, até o final deste mês, mil agências terão espaços dedicados às mulheres, e 8 mil empregados estarão capacitados para o atendimento especializado.
O programa terá como foco promover ações de orientação sobre medidas de prevenção e acolhimento das mulheres em situação de violência, educação financeira para o empreendedorismo e oferta de produtos e serviços bancários destinados ao público feminino.
Essa é uma das pautas encampadas pela presidente do banco, Daniella Marques, que assumiu o cargo no final de junho. Ela chegou ao comando da Caixa após a saída de Pedro Guimarães, acusado de assédio sexual, e tem dado ênfase à proteção das mulheres e ao empreendedorismo feminino em entrevistas e pronunciamentos públicos.
À época, a executiva prometeu investigação séria sobre as denúncias, bem como punições, caso necessário, a quem precisar ser punido. Durante o escândalo, relatos davam conta de que investigações internas a partir de denúncias anteriores não haviam prosseguido, e que parte delas havia chegado ao conhecimento da presidência.
A Caixa aderiu ainda à campanha Agosto Lilás, de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. O Banco do Brasil também aderiu à campanha, e abriu as agências para o acolhimento de mulheres em situação de violência. O BB tem projetos como o BB para Elas, com foco em questões como o empreendedorismo, e que também participa do Circuito Agro, iniciativa itinerante da instituição destinada ao público agro.
Com informações de Estadão Conteúdo (Matheus Piovesana)
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