Conhecido por suas grandes lojas, o Walmart planeja abrir unidades compactas de varejo em locais de férias, como Big Bear Lake, na Califórnia, e Catskill Mountains, em Nova York. A aposta é feita em parceria com a Getaway, startup que constrói “pequenas casas na natureza”, com cozinhas, banheiros e quartos equipados, mas sem wi-fi.
Serão inaugurados cinco pontos de venda neste ano – o primeiro, ainda em agosto, será no Getway Hill Country, no Texas, perto de Austin e San Antonio. As demais lojas estão programadas na Califórnia, Connecticut, Nova York e Missouri.
A ideia é atender clientes que estão desfrutando de uma pausa relaxante e podem não querer se aventurar em uma grande loja. Apelidadas de “lojas gerais”, as unidades vão oferecer itens como protetor labial, protetor solar e equipamentos de caminhada e de fogueira. Também serão vendidos produtos do dia a dia, caso os viajantes tenham esquecido algo em casa.
“Na Getaway, nossa missão é ajudar as pessoas a se desconectarem e passarem um tempo na natureza”, disse Carlos Becil, diretor de experiência da Getaway, em comunicado.
Best Buy aposta em digital-first
O conceito que o Walmart está testando segue uma tendência crescente no varejo. Em julho, a Best Buy abriu sua primeira loja compacta digital-first.
Com cerca de 450 metros quadrados, 15% a menos do tamanho de seu espaço típico, a primeira loja foi aberta em Monroe, no estado de Missouri, e contará com a curadoria de produtos como home theater e áudio, computação, fones de ouvido, wearables, fitness, celulares, câmeras, casa inteligente e pequenos eletrodomésticos.
A loja compacta não transportará grandes aparelhos ou produtos maiores. Esses itens podem comprados no site da Best Buy e retirados em qualquer unidade da marca.
O objetivo é testar uma experiência de compra digital que incentiva os clientes a fazerem tudo: seleção de produto, obter conselhos digitalmente e comprarem os itens digitalizando um código QR.
No Brasil
Esse modelo também é explorado pelo supermercado Hirota, rede local do setor de supermercados, que estreou no segmento de loja autônoma em condomínios residenciais em julho de 2020. Hoje, a rede tem 70 unidades em operação, além de 52 novos pontos neste ano.
A rede Hortifruti Natural da Terra apostou num modelo compacto (compacto com foco em produtos de maior giro) para acelerar a expansão no Rio de Janeiro e em São Paulo.
As lojas foram instaladas dentro de condomínios residenciais estão focadas em atender prioritariamente os moradores.
Imagens: Divulgação e Reprodução