Gigantes do varejo apostam em lojas compactas nos Estados Unidos

Walmart e Best Buy lançam lojas compactas apostando na conveniência e na experiência

Conhecido por suas grandes lojas, o Walmart planeja abrir unidades compactas de varejo em locais de férias, como Big Bear Lake, na Califórnia, e Catskill Mountains, em Nova York. A aposta é feita em parceria com a Getaway, startup que constrói “pequenas casas na natureza”, com cozinhas, banheiros e quartos equipados, mas sem wi-fi.

Serão inaugurados cinco pontos de venda neste ano – o primeiro, ainda em agosto, será no Getway Hill Country, no Texas, perto de Austin e San Antonio. As demais lojas estão programadas na Califórnia, Connecticut, Nova York e Missouri.

A ideia é atender clientes que estão desfrutando de uma pausa relaxante e podem não querer se aventurar em uma grande loja. Apelidadas de “lojas gerais”, as unidades vão oferecer itens como protetor labial, protetor solar e equipamentos de caminhada e de fogueira. Também serão vendidos produtos do dia a dia, caso os viajantes tenham esquecido algo em casa.

Gigantes do varejo apostam em lojas compactas nos Estados Unidos

“Na Getaway, nossa missão é ajudar as pessoas a se desconectarem e passarem um tempo na natureza”, disse Carlos Becil, diretor de experiência da Getaway, em comunicado.

Best Buy aposta em digital-first

O conceito que o Walmart está testando segue uma tendência crescente no varejo. Em julho, a Best Buy abriu sua primeira loja compacta digital-first.

Com cerca de 450 metros quadrados, 15% a menos do tamanho de seu espaço típico, a primeira loja foi aberta em Monroe, no estado de Missouri, e contará com a curadoria de produtos como home theater e áudio, computação, fones de ouvido, wearables, fitness, celulares, câmeras, casa inteligente e pequenos eletrodomésticos.

A loja compacta não transportará grandes aparelhos ou produtos maiores. Esses itens podem comprados no site da Best Buy e retirados em qualquer unidade da marca.

O objetivo é testar uma experiência de compra digital que incentiva os clientes a fazerem tudo: seleção de produto, obter conselhos digitalmente e comprarem os itens digitalizando um código QR.

No Brasil

No Brasil, as lojas compactas e autônomas também seguem tendência, principalmente em condomínios residenciais. Em fevereiro, o Carrefour lançou lojas autônomas com a bandeira Express em condomínios residenciais. A ideia é que o consumidor faça a compra e pague  por meio de aplicativo sem contato com nenhum ser humano.

Esse modelo também é explorado pelo supermercado Hirota, rede local do setor de supermercados, que estreou no segmento de loja autônoma em condomínios residenciais em julho de 2020. Hoje, a rede tem 70 unidades em operação, além de 52 novos pontos neste ano.

rede Hortifruti Natural da Terra apostou num modelo compacto (compacto com foco em produtos de maior giro) para acelerar a expansão no Rio de Janeiro e em São Paulo.

As lojas foram instaladas dentro de condomínios residenciais estão focadas em atender prioritariamente os moradores.

Imagens: Divulgação e Reprodução

 

Sair da versão mobile