Faturamento de cinemas cresce quase 90% após lançamento de ‘Barbie’

Nos shoppings, além dos próprios cinemas, os setores de alimentação e recreação e lazer foram beneficiados

Faturamento de cinemas cresce quase 90% após lançamento de ‘Barbie’

O faturamento dos cinemas no Brasil cresceu 89,7% após o lançamento do filme “Barbie”, de acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). A comparação, que considera a semana da estreia (20 a 26 de julho), foi feita com período similar de 2022. O número representa as vendas de mais de 50 redes de cinema em todo o país.

Considerando apenas o faturamento de shoppings, onde a maioria dos cinemas está concentrada, o crescimento foi de 6,2%. Os principais destaques foram os segmentos de recreação e lazer (22,2%) e alimentação (21,6%). Varejo alimentício especializado e vestuário também cresceram, com 12,7% e 4,2%, respectivamente.

“O filme da ‘Barbie’ é um sucesso mundial de bilheteria. No Brasil, não é diferente. Percebemos uma evolução significativa na receita dos cinemas e de segmentos relacionados após a estreia do longa. É possível deduzir que a estreia de ‘Oppenheimer’, que também desperta a atenção de um público amplo, tenha contribuído, ainda que em menor escala, para esse resultado expressivo”, afirma Carlos Alves, vice-presidente de Produtos e Tecnologia da Cielo.

Fenômeno Barbie

Na avaliação de Luiz Alberto Marinho, sócio-diretor da Gouvêa Malls, por uma série de fatores, que vão do aumento da inflação e endividamento da população até a popularização do streaming, o fluxo nas salas de exibição vinha em queda no ano, apesar de lançamentos importantes, como Avatar, Guardiões da Galáxia, Super Mario Bros, A Pequena Sereia, Transformers e Velozes e Furiosos. A quantidade de ingressos vendidos no primeiro semestre foi 37% menor do que a apurada no mesmo período de 2019.

“Isso mostra a força do fenômeno Barbie que, apesar de todo esse cenário negativo, conseguiu mudar o ponteiro”, diz o especialista.

Marinho destaca ser natural que os setores que mais se beneficiaram desse fluxo adicional de espectadores tenham sido, além dos próprios cinemas, os de alimentação e varejo alimentício especializado, que inclui cafeterias, sorveterias, docerias e chocolaterias.

“O público que vai ao shopping por conta de entretenimento acaba complementando o passeio e fazendo muitas vezes um lanche no mall. No entanto, até as lojas de moda melhoraram seus resultados, o que comprova a importância da elevação de tráfego e a relevância que o entretenimento familiar tem para os shoppings e seus lojistas”, explica.

As regiões que mais movimentaram os shoppings na estreia do filme foram o Sudeste (6,8%) e o Norte (6,5%), seguidas pelo Sul (5,9%), Nordeste (5,3) e Centro-Oeste (4,5%).

Sucesso global

Segundo o site Hollywood Reporter, o filme dirigido por Greta Gerwig, da Warner Bros., arrecadou US$ 131,5 milhões nas bilheterias globais em seu segundo fim de semana, incluindo cerca de US$ 93 milhões no mercado interno e US$ 122,2 milhões em 70 mercados no exterior.

Entre todos os mercados, o Reino Unido lidera com US$ 61,6 milhões, à frente dos primeiros 10 dias do último filme de Harry Potter, enquanto já é o maior filme da Warner no Brasil, com um total inicial de US$ 33,5 milhões.

Imagem: Warner Bros. Pictures

 

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