Panvel testa terminal de self-checkout para agilizar compras de itens antes do balcão

O formato tradicional de atendimento nos guichês de caixa continuará em funcionamento em redução de funcionários

Panvel testa terminal de self-checkout para agilizar compras de itens antes do balcão

Para facilitar a experiência de compra em suas unidades, a Panvel deu início a um projeto-piloto de automação em meios de pagamento com a instalação de um terminal self-checkout (autopagamento, em tradução livre). Os clientes da unidade Mont’serrat, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, já não precisam mais passar pelo caixa se não quiserem. Indo diretamente ao totem, podem escanear o código de barras dos produtos que desejam adquirir e realizar o pagamento.

De acordo com a Panvel, a ideia é atender a compras rápidas, com itens encontrados antes do balcão. “Trabalhamos sempre em soluções para facilitar e melhorar a jornada de compra e a experiência dos nossos clientes em loja”, afirma Tiago Henrique Souto, gerente-executivo de Cliente & Digital da Panvel.

O self-checkout não tem volume máximo de itens nem vai reduzir o número de atendentes. Trata-se de uma alternativa para compras de produtos de prateleira com pagamento no cartão de crédito, débito e Pix. A rede também informa que o formato tradicional de atendimento nos guichês de caixa continuará em funcionamento.

A rede pretende ampliar o serviço para mais lojas, além de implementar outras opções de pagamento rápido, como as carteiras digitais e os meios de pagamento móveis dentro da loja.

Inovação e IA generativa

A integração do autopagamento é parte de uma série de inovações estratégicas da rede para facilitar a jornada de compra de seus clientes. Uma dessas inovações é o Ativa App, que oferece ofertas exclusivas com a possibilidade de pagar na loja o preço online.

O aplicativo também permite a pesquisa de histórico de compras, facilitando a recorrência. O App Panvel permite o envio de receita para validação do farmacêutico.

Outro foco da companhia tem sido o investimento em aplicações de Inteligência Artificial (IA) generativa. No caso da experiência do cliente em canais digitais, a ferramenta está aprimorando a ferramenta de busca por sintomas, recomendação de produtos semelhantes, de beleza e higiene, quando a preferência do consumidor estiver em falta, criação de variações de cores de maquiagem de forma automática e criação de imagens de aplicação de maquiagem em modelos em todos os tons de pele.

Imagem: Divulgação

 

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