O Grupo Pão de Açúcar (GPA) investiu na tecnologia Real-Time Customer Data Platform, da Adobe Experience Cloud, para criar serviços hiperpersonalizados da experiência do consumidor. A empresa tem a meta de aumentar em mais de 30% a base de clientes premium e dobrar as vendas dos canais digitais até 2024.
A estratégia será implementada em parceria com Accenture Song e tem o objetivo de ser o centro das áreas martech da companhia. Com a tecnologia, será possível se comunicar com toda a base de clientes de forma personalizada e potencializar a eficácia das comunicações de marketing em larga escala para as bandeiras Pão de Açúcar e Mercado Extra.
“Com a plataforma, conseguimos ser mais assertivos nas comunicações com os clientes e, com isso, conseguimos otimizar os custos das ações de marketing”, explica Marcelo Rizzi, diretor-executivo de Digital e Transformação do GPA.
O principal desafio para a implementação da tecnologia é a unificação de todos os canais na visão interna do GPA, uma vez que os dados estavam distribuídos em diversos silos e a tecnologia demanda integração. “Para essa entrada de dados, utilizamos o Data Hub corporativo de toda a jornada do consumidor multicanal como fonte de alimentação da Real-Time CDP da Adobe”, informa Fabio Nantes, managing director da Accenture Song.
O especialista destaca que essa estratégia é uma evolução de outros conceitos consolidados na indústria martech. “Por ser um projeto inovador, a metodologia de ‘testar e aprender’ de forma ágil é um fator relevante para o alcance das metas estabelecidas.”
O diretor-executivo de Contas de Varejo da Adobe Experience Cloud, João Paulo Vezzoli Jr., explica que a Real-Time CDP é uma tecnologia de ponta que usa Inteligência Artificial e aprendizado de máquina para apoiar as empresas em suas estratégias de marketing, personalizando experiências em tempo real.
“Um ponto relevante dessa tecnologia, além de toda inteligência embarcada, são os pilares de governança, segurança e privacidade nos acessos às informações”, afirma.
Imagem: Shutterstock