TCU arquiva processo do Ministério de Portos e Aeroportos relacionado a Viracopos

TCU arquiva processo do Ministério de Portos e Aeroportos relacionado a Viracopos

O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou o arquivamento do processo de solicitação de solução consensual do Ministério de Portos e Aeroportos, segundo informou a Triunfo Participações e Investimentos, nesta sexta-feira, 1º de novembro. A empresa é dona da concessionária que opera o Aeroporto de Viracopos, localizado em Campinas, no interior do Estado paulista.

Segundo a companhia, as partes envolvidas na negociação “não chegaram a um acordo para a pacificação de controvérsias em torno do contrato de concessão do Aeroporto de Viracopos, bem como para a prevenção de novos litígios, inclusive mediante repactuação de condições contratuais, como alternativa ao processo de relicitação”.

Em comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a concessionária relatou ainda que, com o encerramento das negociações, foi retomada a arbitragem em vigor, até então suspensa, que trata de reequilíbrios contratuais relacionados à concessão.

A Triunfo reafirma “seu compromisso com a continuidade da prestação de serviços, objeto da concessão, nos elevados padrões de qualidade já reconhecidos ao longo dos 12 anos de vigência do contrato tanto pelos usuários como pela própria Anac”.

Viracopos realiza prêmio de excelência logística

Reconhecido como um dos eventos mais importantes para o comércio exterior, o Prêmio Viracopos Excelência Logística ( VCPEX ) chegou à sua 12ª edição nesta sexta. Ao todo, 151 empresas se inscreveram na categoria Melhores do Ano em performance logística. A concessionária ainda não divulgou a lista dos vencedores em sua página na internet.

Lançado em 28 de junho de 2013, o Prêmio Viracopos Excelência Logística tem como objetivo destacar a performance logística das empresas atuantes no comércio exterior no Terminal de Carga do Aeroporto Internacional de Viracopos. Além de reconhecer e homenagear as empresas importadoras, exportadoras e sua cadeia logística que se destacam no setor de carga aérea do Brasil, o VCPEX também busca proporcionar novas experiências aos participantes.

Este ano, concorreram ao Prêmio Viracopos 59 Empresas Importadoras, 23 Agentes de Carga, 27 Comissárias de Despachos Aduaneiros, 33 Transportadores Rodoviários e 9 Companhias Aéreas.

As empresas concorrentes foram avaliadas no período de janeiro de 2024 a julho de 2024, figurando no Ranking de Eficiência Logística, que é um dos principais indicadores do setor. O evento conta com o apoio do CIESP-Campinas e da auditoria da PGBR.

Com informações de Estadão Conteúdo (Camila Vech, especial para a AE)
Imagem: Shutterstock

Sair da versão mobile