Casas Bahia automatiza classificação de produtos com uso de GenAI do Google Cloud

Antes da adoção da tecnologia, inconsistências nas descrições e classificações dificultavam a experiência do consumidor

Casas Bahia automatiza classificação de produtos com uso de GenAI do Google Cloud

Após a implementação da Inteligência Artificial generativa (GenAI) do Google Cloud, a Casas Bahia solucionou um de seus principais desafios operacionais: 95% dos produtos cadastrados na plataforma da varejista agora são corretamente classificados em categorias apropriadas e têm atributos detalhados preenchidos automaticamente. Antes da adoção da tecnologia, inconsistências nas descrições e classificações dificultavam a experiência do consumidor, comprometendo tanto a busca por produtos quanto a decisão de compra.

Com a falta de gerenciamento adequado de cerca de 300 mil novos produtos por dia, itens como geladeiras acabavam registrados em categorias genéricas ou equivocadas. No caso dos atributos, produtos que antes não tinham informações relevantes para auxiliar o cliente na escolha ou facilitar a navegação no catálogo passaram a contar com características geradas por GenAI. Itens que estavam sem informações sobre dimensão, capacidade, resolução de tela, entre outros, agora são cadastrados de forma completa e precisa.

“A parceria com o Google Cloud tem gerado resultados consistentes, impulsionada pelo uso intensivo de tecnologias de IA preditiva e generativa, que desempenham um papel fundamental em fortalecer essa missão”, destaca Filipe Jaske, diretor executivo de Tecnologia do Grupo Casas Bahia.

A implementação da GenAI pelas Casas Bahia beneficiará não apenas a experiência do consumidor, mas também a performance de outros modelos preditivos já presentes na plataforma de vendas, como os de busca, recomendação e escolha de produtos similares.

Além disso, 50% de todos os cadastros já não dependem mais de revisões manuais para atender aos atributos obrigatórios exigidos por órgãos reguladores. Anteriormente, a equipe precisava intervir manualmente para corrigir casos críticos. Com a evolução dos testes e a implementação progressiva, a expectativa é atingir quase 100% de automação no cadastro de produtos.

“Este projeto com o Grupo Casas Bahia exemplifica como a IA pode transformar profundamente os desafios operacionais de grandes varejistas. O uso da GenAI não apenas irá criar um ambiente mais eficiente e preparado para o futuro do marketplace como também para quem vende na plataforma, resultando em uma melhora na experiência para o consumidor,” explica Silvia Somazz, head de Varejo no Google Cloud.

Imagem: Shutterstock

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