EuroShop 2023 chega ao fim mostrando disposição do varejo de investir

Evento é realizado a cada três anos em Düsseldorf, na Alemanha

Uma das maiores feiras de varejo do mundo, a EuroShop de 2023 recebeu mais de 81 mil visitantes profissionais que viajaram para Düsseldorf, na Alemanha. A feira contou com 1.830 expositores.

“Especialmente em vista dos desafios atuais no varejo, estamos muito satisfeitos que a EuroShop mais uma vez tenha cumprido sua missão como a principal feira comercial do mundo”, disse Erhard Wienkamp, ​​diretor administrativo da Messe Düsseldorf, organizadora da feira.

O executivo destacou o papel importante dos expositores. “Com seu poder inovador, eles mais uma vez provaram ser um ímã para toda a indústria. Do lado dos visitantes, a EuroShop mais uma vez impressionou com seu alto nível de internacionalidade e conseguiu registrar um aumento adicional na autoridade de tomada de decisão do público da feira.”

Os expositores relataram unanimemente bons contatos e uma clara disposição de investir por parte dos visitantes. A proporção de visitantes de varejo aumentou para mais de 50%. Eles também destacaram a alta participação internacional do evento: 68% do público da EuroShop veio do exterior. Ao todo, visitantes profissionais de 141 países viajaram para a EuroShop 2023, incluindo Brasil, Austrália e Nova Zelândia.

“A EuroShop mais uma vez provou sua posição especial como força motriz para o comércio varejista”, disse Michael Gerling, presidente do Conselho Consultivo da EuroShop e CEO do EHI Retail Institute. “Mais uma vez, provou ser uma fonte de inspiração e sublinhou de forma impressionante sua relevância como uma das principais feiras internacionais. Depois de três anos difíceis, os varejistas estão enfrentando investimentos importantes em relação aos tópicos futuros de digitalização, gerenciamento de energia e sustentabilidade.”

Tendências

A EuroShop 2023 exibiu e debateu ideias para atender aos requisitos atuais do cliente: no varejo offline, os compradores continuam adorando mergulhar em mundos de experiência e serem abordados emocionalmente. Por outro lado, não querem abdicar da comodidade, rapidez e elevado grau de personalização que usufruem quando compram online. Assim, digitalização ganhou um enorme impulso em quase todos os segmentos do varejo e a EuroShop refletiu claramente essa transformação. Palavras-chave como smart shopping, connected retail, seamless shopping ou customer centricity estiveram presentes nos estandes da feira.

A sustentabilidade foi tema comum a todas as áreas da EuroShop deste ano. Os expositores demonstraram que os acessórios de loja sustentáveis ​​não apenas contribuem para a proteção do clima, mas também oferecem muito material para contar histórias – desde materiais inovadores e biodegradáveis ​​para montagem de lojas até manequins de exibição feitos de matérias-primas coletadas de resíduos oceânicos. Além disso, o tema economia de energia esteve em destaque, principalmente nos segmentos de gabinetes frigoríficos e iluminação de lojas.

A próxima EuroShop será realizada em Düsseldorf de 22 a 26 de fevereiro de 2026.

EuroShop 2023 chega ao fim mostrando disposição do varejo de investir

Imagens: Divulgação

Sair da versão mobile