Os varejistas têm investido na modernização de seus meios de pagamento, buscando atender às crescentes demandas dos consumidores por soluções mais rápidas, seguras e eficientes. Segundo um estudo da KPMG, 87% dos varejistas estão envolvidos em iniciativas de modernização dos meios de pagamento ou planejam lançar projetos para aprimorar os processos operacionais.
Além disso, 83% dos varejistas afirmaram que estão adaptando suas infraestruturas para atender a essas novas necessidades, e 56% disseram que já concluíram a modernização dos meios de pagamento. No setor financeiro, 54% dos profissionais acreditam que levarão até três anos para concluir a implementação, enquanto 35% estabeleceram um prazo de até dois anos para finalizar as melhorias.
“A modernização contínua pode ser um desafio para as empresas. Os executivos dizem que enfrentam obstáculos significativos enquanto se esforçam para modernizar os sistemas de pagamento das empresas, atender às expectativas dos clientes e cumprir os requisitos regulatórios”, explica o sócio-líder de consultoria para serviços financeiros da KPMG no Brasil, Fábio Licere.
O levantamento da KPMG aponta ainda cinco lições para as empresas que buscam acelerar a modernização de seus sistemas de pagamento.
- Urgência: 93% das instituições financeiras e 87% varejistas pretendem modernizar a infraestrutura ou pretendem começar nos próximos seis a oito meses.
- Motivação: as instituições financeiras buscam informações por regulação e tem a necessidade de atualização, já os varejistas sentem as pressões competitivas e custos.
- Recursos: as instituições financeiras pretendem investir 18 milhões de dólares em modernização, já o segundo uma média de 4,1 milhões de dólares.
- Benefícios: o principal benefício esperado pelos varejistas é a melhoria na experiência do cliente e os serviços financeiros estão prevendo reduções de custos.
- Desafios: os varejistas estão preocupados com treinamento dos profissionais e o setor financeiro está buscando a integração de múltiplos sistemas.