Grupo Casino acelera transição para o varejo de proximidade

Varejista francesa reduziu sua presença em grandes hipermercados e supermercados e focou em preços

Grupo Casino acelera transição para o varejo de proximidade

O Grupo Casino está reorientando suas operações para o varejo de proximidade, ao reduzir sua presença em grandes hipermercados e supermercados, e focar em preços mais atraentes e competitivos.

A iniciativa faz parte do lançamento do plano estratégico Renouveau 2028, que inclui a reformulação da plataforma da marca Cdiscount, a introdução do novo conceito Oxygène nas lojas Franprix e atualização do site de moda e decoração da Monoprix.

Os planos foram anunciados na apresentação de resultados do Grupo Casino, que registrou um prejuízo líquido de 295 milhões de euros em 2024. As vendas líquidas totalizaram 8,474 bilhões de euros, com queda de 5,4% ante o anterior.

“A racionalização da nossa rede de lojas e a escolha mais seletiva dos franqueados atuais e futuros terão um impacto significativo na melhoria da nossa rentabilidade. Lançamos projetos que têm grande potencial para o futuro, como os novos conceitos Franprix e Naturalia e o novo design da plataforma da marca Cdiscount, além de investir em cortes de preços direcionados para atender às expectativas de nossos franqueados e consumidores”, afirma Philippe Palazzi, CEO do Grupo Casino, em comunicado ao mercado.

Palazzi destacou ainda que a parceria com Intermarché e Auchan, por meio da Aura Retail, representa “um marco estratégico para aumentar nossa competitividade e nossa capacidade de compra com grandes grupos da indústria alimentícia”.

Medidas para fortalecer o varejo de proximidade

Segundo a nova gestão do Casino, a otimização da rede de lojas e a seleção mais criteriosa de franqueados serão essenciais para aumentar a rentabilidade. “Nosso plano Renouveau 2028 nos permitirá construir um novo Casino, mais ágil e focado em suas marcas de proximidade”, afirmou a empresa.

Redução de preços e novos programas de fidelidade

Para reforçar a competitividade, o Grupo implementou cortes de preços e novos benefícios:

Expansão e otimização da rede de lojas

O Casino fechou 768 lojas não lucrativas e abriu 266 novas unidades, priorizando o modelo de franquia:

Ao fim de 2024, lojas operadas por franqueados ou sob arrendamento comercial representavam 85% da rede, reforçando a estratégia de descentralização.

Metas do Renouveau 2028

 

Sair da versão mobile