Moraes autoriza busca e apreensão de e-mails de executivos da Americanas

A medida abrange membros do Conselho de Administração e do Comitê de Auditoria

Americanas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta segunda-feira, 3, a busca e apreensão de dados de executivos da Americanas após suspender a operação em fevereiro. Agora, contudo, o ministro determinou que mensagens trocadas entre os diretores da Americanas e seus advogados deverão ser excluídas da busca para preservar o sigilo garantido por lei.

Ao suspender a medida, Moraes havia atendido recurso da varejista contra decisão da Justiça de São Paulo. O ministro reconheceu que a medida colocaria em risco o sigilo de comunicação entre advogados e clientes.

A medida abrange membros do Conselho de Administração e do Comitê de Auditoria – tanto os atuais quanto os que atuaram nesses cargos pelos últimos dez anos. Também atinge funcionários das áreas de Contabilidade e Finanças da companhia atuais e nos últimos dez anos.

Suspeitas sobre remuneração de ex-CEO 

O presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), João Pedro Nascimento, disse que há “inconsistência na lisura da prestação de informações sobre remuneração de Sérgio Rial pela Americanas”.

Falando em audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, convocada para tratar da situação da Americanas, o executivo lembrou ainda que a autarquia tem um processo aberto para examinar os moldes da remuneração do ex-CEO, que empossado no início deste ano, mas que já prestava serviços à varejista no ano passado, ao mesmo tempo em que acumulava funções no Santander.

Na mesma audiência pública, Rial contou que recebeu da Americanas de duas maneiras. “Meu contrato com o presidente executivo era calcado em ações, a partir de maio, na valorização das ações em cinco anos da empresa. Já o contrato de consultoria foi assinado dia 1o setembro como parte do processo de ambientação.”

Com informações de Estadão Conteúdo (Lavínia Kaucz)

Imagem: Shutterstock

Sair da versão mobile