A sustentabilidade e a qualidade dos produtos passaram a ser aspectos relevantes para o consumidor na hora da compra, com cerca de 37% dispostos a desembolsar valores mais altos para obter produtos ecológicos e sustentáveis. Esses dados foram divulgados no estudo ‘Tendências de Bens de Consumo para 2024’, conduzido pela Neogrid em parceria com o Opinion Box.
O levantamento revela mudanças significativas nos hábitos de consumo dos brasileiros, indicando que quase 50% dos consumidores afirmam que a preocupação com embalagens sustentáveis influencia suas escolhas no supermercado.
Roberta Atherino, head de Produto da Horus, uma marca Neogrid, afirma que esses números estão alinhados com a tendência global de maior preocupação da sociedade com questões ambientais, especialmente entre as novas gerações.
“Com todo o debate mundial envolvendo as mudanças climáticas e as responsabilidades de cada indivíduo, o consumidor tem refletido sobre como ele pode contribuir com um futuro mais ecologicamente sustentável e esse movimento passa pela escolha de produtos mais alinhados ao seu estilo de vida”, ressalta.
Além da sustentabilidade, os entrevistados afirmam estar prestando mais atenção em questões relacionadas à saúde, o que se reflete na escolha dos itens, com cerca de 70% preferindo produtos orgânicos ou com menor concentração de hormônios e aditivos.
O veganismo é outra tendência apontada pelos participantes do estudo, o que abre uma nova perspectiva de mercado para as empresas. De acordo com uma pesquisa realizada pela Horus, os alimentos veganos cresceram cerca de 35% em relação ao início de 2022 e apresentam uma tendência positiva.
Imagem: Shutterstock